- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Governo do Estado instala primeiro Consórcio de Saúde na Região Seridó

O primeiro consórcio interfederativo de saúde do Rio Grande do Norte foi instalado na manhã desta quarta-feira (08), em Caicó, abrindo novos caminhos para a saúde pública do Estado. Em assembleia-geral com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário Cipriano Maia e do presidente da Federação dos Municípios, Luciano Santos, os prefeitos Judas Tadeu Alves dos Santos (Caicó) e Odon Júnior (Currais Novos) foram eleitos presidente e vice do consórcio para o exercício de 2023. O próximo passo será colocar em funcionamento a Policlínica Regional do Seridó, que já está com obra finalizada e em fase final de estruturação de seus equipamentos. 

Os consórcios interfederativos são um modelo de gestão do sistema de saúde pública no qual um grupo de municípios soma esforços entre si e com o Estado para prestar assistência à população, reduzindo gastos e ampliando o leque de serviços de média e alta complexidade. Uma outra vantagem é a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outros centros, como a Capital.

“Quero aqui destacar a importante parceria entre prefeituras, governo do estado e governo federal. É assim que deve ser: de mãos dadas para melhorar o atendimento à população”, disse a governadora Fátima Bezerra. Ela lembrou que o governo do RN, através de emenda parlamentar proposta pelo deputado Vivaldo Costa, liberou quase meio milhão de reais para adaptação do prédio da policlínica, que foi construído para ser uma UPA, mas nunca entrou em funcionamento.

A governadora também destacou os investimentos feitos durante a pandemia para salvar vidas dos pacientes da Covid-19.
O prefeito Dr. Tadeu elogiou o empenho da governadora para o fortalecimento do SUS e disse que os consórcios são um avanço. “Estamos dando um passo importante para atender a uma grande necessidade de nossos municípios.”

Nesta primeira fase serão oferecidos serviços de psiquiatria, oftalmologia, cardiologia, neurologia, neuropediatria, endocrinologia, reumatologia, cirurgia vascular, angiologia, nutrição, psicologia e fisioterapia, além dos exames de ecocardiograma,Holter, MAPA e ultrassonografia com Doppler Venoso. 

Serão beneficiados mais de 300 mil usuários do SUS de municípios da 4ª Região de Saúde, em todo o Seridó, que necessitem de cuidados médicos e avaliação de especialistas, ofertando cerca de 3.000 consultas/mês. Pela proposta, o Estado arcará com 40% do custeio da unidade de saúde e os municípios com os 60% restantes.

“A região do Seridó tem sido pioneira em nossa gestão. Quando implantamos o Planifica SUS; o Telenordeste, que já está sendo utilizado pelos médicos da Atenção Primária para consultas com especialistas de hospitais de referência, e hoje demos um passo importante com a implantação da policlínica e a instituição do Consórcio, que é a agência que vai gerenciar esse serviço, dando respostas efetivas à população”, enfatizou o secretário de saúde Cipriano Maia. 

O Programa de Policlínicas Regionais vai descentralizar a assistência especializada ambulatorial, regionalizar o atendimento ao cidadão, que passa a ter acesso aos serviços no território, referenciado pela Atenção Primária à Saúde (APS).

Sobre os Consórcios Interfederativos

A denominação de cada consórcio contemplará a identificação da região a que se refere, podendo ou não reunir todos os municípios das tradicionais regiões de saúde do Rio Grande do Norte. 

Os Consórcios Interfederativos de Saúde no Rio Grande do Norte foram instituídos pela Lei nº 10.798/2020, proposta pela administração estadual para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer chegar a quem mais precisa atendimento de saúde público de qualidade, humanizado e eficiente.

Além dos já citados participaram os prefeitos Joaquim de Medeirinho, de Cruzeta; Gilson Dantas, de Carnaúba dos Dantas; Odon Júnior, de Currais Novos; José Morgânio, de Ipueira; Amazan, de Jardim do Seridó; Iogo Queiroz, de Jucurutu; Genilson Maia, de São Fernando; Jackson Dantas, de São José do Seridó; Anibal Pereira, de São João do Sabugi e Sérgio Fernandes, de Serra Negra do Norte.

Também paticiparam do dispositivo Lyane Ramalho, secretária estadual adjunta da Saúde Pública; Ivanildo da Costa Filho, presidente da Câmara de Caicó; Luciano Santos, prefeito de Lagoa Nova e presidente da Femurn; Ivanildinho Albuquerque, prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da Associação dos Municípios do Seridó; João Fernandes, procurador do estado representando o núcleo Caicó; Dr. George Dantas de Azevedo, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas.

Foto: Elisa Elsie

Share Button [1]