- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Jornalista potiguar compara Consórcio dos Governadores do NE ao Conselho Deliberativo da Sudene

por Carlos Alberto Barbosa

O editorial do blogdobarbosa sob o título “Colocando a roda pra girar” (clique aqui [1] para ler ), a respeito das iniciativas da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), nestes nove meses de gestão ainda incompletos, tem tudo a ver com com as ações da governadora neste início de semana. Primeiro, se reunindo com o presidente em exercício, General Mourão, que veio à capital potiguar participar do Encontro Internacional Brasil/Alemanha. O encontro com Mourão se deu logo cedo na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. Na pauta, claro, a reforma da previdência e assuntos outros de interesse do RN e do Nordeste que deverão ser levados a reunião de governadores da região que acontece logo mais a tarde. Segundo, a participação de Fátima no próprio Encontro Brasil/Alemanha. E terceiro a reunião com os governadores da região, que ela será anfitriã.

Sobre o Consórcio de Governadores do Nordeste, criado recentemente, a entidade mereceu comentários do jornalista Cassiano Arruda no telejornal RN no Ar, da TV Tropical, nesta segunda-feira (16). Cassiano, todos sabem, tem opiniões bem claras sobre a esquerda, mas, elogiou a iniciativa dos governadores do Nordeste – todos de partidos de esquerda – com a criação do consórcio.

O jornalista, de forma pertinente, comparou o Consórcio dos Governadores do Nordeste ao Conselho Deliberativo da Sudene, que na década de 1970 teve atuação estratégica nos investimentos da região, responsável, além de outras atribuições, pelo estabelecimento de diretrizes e prioridades para o desenvolvimento de sua área de atuação, bem como para operacionalização dos demais instrumentos de ação da autarquia, especialmente do FNE, FDNE e incentivos fiscais e financeiros federais.

Ao Conselho Deliberativo cabia a chancela político-institucional ao processo de elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e encaminhar propostas concernentes à regionalização, aperfeiçoamento, adaptação ou complementação dos programas e políticas públicas relevantes para o desenvolvimento regional sustentável.

Para Cassiano Arruda, o Consórcio dos Governadores do Nordeste está substituindo, com mais força, até por ser um concelho político com a participação direta dos governadores, o Conselho Deliberativo da Sudene.

O colunista observou ainda que a reunião do Consórcio dos Governadores do Nordeste, que ocorre hoje à tarde em Natal, deverá trazer novidades, sobretudo, sobre a reforma da previdência, até porque a governadora Fátima Bezerra teria tido oportunidade de conversar sobre o assunto com o presidente da República, em exercício, general Mourão.

A conferir!

Foto: Elisa Elsie

Share Button [2]