- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Lula chega a Berlim para `reforçar parceria estratégica´ entre Brasil e Alemanha

Está no g1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva [1] (PT) desembarcou no fim da manhã (horário de Brasília) deste domingo (3) em Berlim, capital da Alemanha [2], para uma agenda de compromissos com representantes políticos alemães.

A visita ocorre após a passagem de Lula pela conferência climática da Organização das Nações Unidas (COP28) [3] em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o Planalto, as agendas do petista na Alemanha, que devem se estender até esta terça-feira (5), vão definir os “novos passos da relação entre Brasil e Alemanha”.

Em uma rede social, Lula [4] afirmou que os encontros servirão para “reforçar nossa parceria e cooperação em muita áreas – energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica”.

“Retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, acrescentou.

Segundo o Itamaraty, o comércio entre o Brasil e Alemanha registrou movimentação de US$ 19 bilhões em 2022. O país é o quarto maior parceiro comercial do Brasil no mundo e o primeiro na Europa.

A agenda divulgada pelo Planalto para esta segunda (4) prevê a participação de Lula em reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil. A expectativa é que as autoridades assinem uma série de acordos em áreas como meio ambiente, agricultura e ciência.

O petista também deve se reunir com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e participar de um fórum empresarial, com representantes brasileiros e alemães.

Jantar com Olaf Shcolz

Na noite deste domingo, pelo horário local, em seu primeiro compromisso em Berlim, Lula jantou com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz [5].

Ao retornar ao hotel em que está hospedado, Lula afirmou que o governo quer “reforçar” a parceria estratégica com a Alemanha e defendeu investimentos alemães no Brasil.

“Faz muito tempo que a Alemanha não investe na América do Sul. […] Precisa se voltar para o Brasil. Sobretudo neste momento que o Brasil está trabalhando a questão da energia limpa, de renovação, transição energética, Amazônia, biodiversidade. Brasil é a bola da vez. É só investir”, disse.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe:
[6] [7]