Está no Brasil 247
Em cerimônia nesta sexta-feira (8), em Rio Branco (AC), o presidente Lula (PT) fez um apelo direto a parlamentares, especialmente senadores, para que não assinem pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Segundo Lula, Moraes tem sido um dos pilares da defesa da democracia brasileira diante de ameaças institucionais e golpismo por parte de setores da extrema direita.
“Você, Petecão, não assine o pedido de impeachment do Alexandre de Moraes, porque ele está garantindo a democracia”, disse o presidente, referindo-se ao senador acreano Sérgio Petecão (PSD-AC), presente na cerimônia.
A fala ocorre em meio à escalada de tensões entre os Poderes, intensificada pelos atos de obstrução e tumulto promovidos por parlamentares bolsonaristas no Congresso nesta semana. Deputados de oposição chegaram a ocupar fisicamente a Mesa Diretora da Câmara, impedindo o andamento dos trabalhos legislativos, até a retomada da sessão na noite de quarta-feira (6).
Lula voltou a condenar os bloqueios e sugeriu que os parlamentares envolvidos sejam responsabilizados. “Quem deveria ter o impeachment são esses deputados e senadores que ficam fazendo greve para não permitir que funcione o Congresso. Verdadeiros traidores da pátria”, afirmou.