Está na Fórum
Dois homens foram presos e 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal nesta quarta-feira (8), pela Polícia Federal (PF [1]). Segundo os investigadores, eles eram financiados e foram aliciados pelo Hezbollah [2].
O grupo, segundo informações da PF e da colunista Bela Megale, no Globo, planejava promover atentados contra prédios da comunidade judaica no Brasil, inclusive sinagogas.
Um dos presos foi detido assim que desembarcou de uma viagem do Líbano [3], no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Segundo investigações da PF, ele já chegou com informações para praticar os ataques. O outro suspeito foi preso em São Paulo.
A ação, batizada de operação Trapiche, investiga um grupo que tinha o objetivo de promover “atos preparatórios de terrorismo”, segundo a nota da PF.
Os crimes a as penas
Os crimes previstos na Lei de Terrorismo são equiparados a hediondos, considerados inafiançáveis, insuscetíveis de graça, anistia ou indulto, e o cumprimento da pena para esses crimes se dá inicialmente em regime fechado, independentemente de trânsito em julgado da condenação.
Balanço da ação:
- MG: 7 mandados de busca e apreensão cumpridos
- DF: 3 mandados de busca e apreensão cumpridos
- SP: 1 mandado de busca e apreensão e 2 mandados de prisão temporária cumpridos