- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

O Baú de um Repórter

A profissão de jornalista é muito interessante. A gente costuma presenciar coisas que jamais imagina na vida, até mesmo um simples ato de uma pessoa que hoje é a figura mais importante do país. Falo do presidente Lula. Vamos ao fato:

O dia em que Lula sem cerimônia trocou de camisa num banheiro público em Natal

Trabalhava no jornal Diário de Natal como repórter de Política. Lula cogitava ainda ser candidato pela primeira vez à Presidência da República e visitava o Rio Grande do Norte. Era um domingo, dia de folga no jornal mas mesmo assim fui pautado pelo editor, o meu amigo Luciano Herbert, para fazer a cobertura de um ato político que o então sindicalista iria participar em Natal. O evento aconteceu no ginásio Sylvio Pedroza, no Colégio Estadual Atheneu Norte-riograndense.

Eu e Carlos Santos, repórter fotográfico do DN chegamos ao local onde haveria a reunião política por volta das 11h. Lula ainda não havia chegado. Os organizadores do evento vinham com ele de Mossoró de carro. Antes Lula havia estado na cidade oestana do Rio Grande do Norte. A expectativa era grande com a sua chegada.

Por volta de 12h chega Lula acompanhado dos dirigentes petistas no Rio Grande do Norte. Desce do carro e segue para dentro do ginásio onde é ovacionado pelos presentes. Alguns vestiam uma camiseta escrito Lula Presidente. Antes mesmo de Lula começar a falar, foi lhe entregue uma camiseta destas. Lula então não contou conversa. Perguntou onde ficava o banheiro e foi colocar a camisa.

Por coincidência nesse mesmo momento eu me encontrava no banheiro e percebi que Lula tirou a camisa sem nenhuma cerimônia e vestiu a camiseta que lhe deram. Pena nessa hora Carlos Santos não estar por perto porque sem dúvida era um momento para uma foto.

Muitos dirão que isso não é nenhuma informação relevante. Até concordo, mas o propósito do Baú de um Repórter é levar ao conhecimento dos leitores os bastidores da notícia. Daí, a meu ver a importância de se relatar fatos que não foram notícias.

Hoje, certamente, qualquer ação de Lula os fotógrafos estão atentos, afinal o homem é presidente da República. Na época como era só um sindicalista, apesar de um grande líder sindical, suas ações não fossem tão importantes como essa de trocar uma camisa num banheiro público. Mas o registro está feito, mesmo sem imagem, mas como repórter e dentro das minhas lembranças dos tempos de Redação não poderia deixar de  falar nisso.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste escriba é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-chave tipo Baú

Share Button [1]