Quando assessor do vereador de Natal Hermano Morais acompanhei com ele uma reunião em que teve com o ex-ministro Aluizio Alves, já falecido, quando este o convidou para reingressar nos quadros do PMDB. Morais na época pertencia aos quadros do PSB e estava insatisfeito na legenda. Vamos ao fato:
O dia em que o ex-ministro Aluizio Alves convidou o vereador Hermano Morais para assumir o diretório municipal do PMDB de Natal
Era uma sexta-feira. Hermano Morais tinha acabado de dar uma entrevista ao Bom Dia RN, programa jornalístico da InterTV/Cabugi falando da sua insatisfação no PSB e da possibilidade de mudar de partido, entre eles o PMDB. Estava em casa quando Hermano Morais me ligou e disse que Aluizio havia chamado ele para conversar às 11h na sede do PMDB, e me pediu para acompanhá-lo. Tudo acertado, Hermano me pegou em casa e fomos no horário combinado para o diretório estadual do PMDB.
Aluizio Alves já tinha avisado a sua secretária que assim que Hermano chegasse mandasse ele entrar na sua sala. Foi o que fizemos. Quando começou a conversar Aluizio lembrou da sua vida pública – gostava muito de relembrar o passado – e em seguida foi direto ao assunto. Disse para Hermano que o admirava e queria que ele retornasse ao PMDB – o vereador iniciou sua carreira política no partido. Antes mesmo de Hermano responder foi logo dizendo que gostaria também que ele [Hermano] presidisse o diretório municipal do PMDB em Natal que estava abandonado.
Hermano ouviu tudo e disse que se sentia lisongiado com o convite e que tinha um projeto político que era o de se candidatar a deputado federal. Aluizio afirmou então que podia contar com o seu apoio. Em seguida o vereador pediu um tempo pra pensar na proposta.
Já no carro após a reunião, Hermano me perguntou o que achava da proposta feita por Aluizio Alves. Disse-lhe que era uma oportunidade para se fortalecer politicamente já que iria dirigir um grande partido. Afirmei ainda que dentro do PSB ele não tinha mais ambiente tendo em vista os vários acontecimentos como a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Natal em que era candidato mas não teve o apoio dos dirigentes socialistas, por exemplo. Depois sobre a composição da Mesa Diretora que também não fora ouvido pelo presidente eleito vereador Dickson Nasser, também do PSB. Enfim, vários fatores que fizeram com que ele se desgastasse dentro da legenda.
Passados alguns dias, Hermano Morais decidiu aceitar o convite, que já havia sido reforçado pelo senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) e pelo deputado Henrique Eduardo Alves (RN), presidente do diretório estadual do PMDB no Rio Grande do Norte.
A ficha de Hermano Morais, por um pedido seu ao senador Garibaldi Alves, foi abonada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), a quem o vereador admira muito. O abono foi feito no plenário do Senado em Brasília. Dias depois aconteceu a filiação ao PMDB na Câmara Municipal de Natal numa solenidade muito concorrida, e até hoje Hermano Morais permanece como presidente do diretório municipal do partido.
Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias do baú de um repórter é só ir em BUSCA na coluna à direita do Blog e digitar uma palavra-chave tipo baú.