Eu era repórter de Política do jornal Diário de Natal durante a campanha eleitoral em que Fernando Collor de Mello disputou à Presidência da República, e veio a Natal participar de um comício programado pelo então governador do Rio Grande do Norte José Agripino Maia que apoiava sua candidatura. Isso foi em 1989. Vamos ao fato:
O dia em que Collor veio à Natal fazer comício
Era uma sexta-feira. O comício aconteceu no Alecrim, bairro mais populoso da capital potiguar, acho que na avenida 10 – não conheço bem os nomes das avenidas do bairro pelos números. Estava previsto para começar às 17h, mas ouve um atraso de 1 hora. Um grande palanque foi armado de ponta-a-ponta da avenida impedindo o trânsito de veículos no local. As cores verde e amarela predominavam no palanque.
Por volta das 18h chega Fernando Collor acompanhado de José Agripino. Com passo apressado Collor se dirige ao palanque. Olhos esbugalhados, voz pausada, o candidato cumprimentava os eleitores presentes ao ato antes de subir no palanque. Em seu discurso com punhos cerrados, como costumava fazer, prometera um governo moderno e atuante se eleito presidente da República. O resultado todos sabem.
A imprensa toda lá aguardando a oportunidade para falar com o candidato. Encerrado o comício Collor saiu também às pressas do local cercado de seguranças. Falou algumas palavras rapidamente para os jornalistas e pronto. Foi a primeira vez que tive um contato direto com Fernando Collor. A minha impressão foi a pior possível. Um sujeito arrogante, prepotente e inibidor.
Não lembro bem, mas acho que Collor pernoitou em Natal e no sábado teve uma reunião com o governador José Agripino e lideranças políticas na granja do então vereador Marcílio Carrilho na Lagoa de Extremoz. A imprensa não teve acesso. Depois soube-se que o Morcego Negro, jatinho de PC Farias, homem do dinheiro da campanha de Collor, esteve por aqui poucos dias antes da eleição presidencial.
Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste repórter é só ir em BUSCA na coluna à direita do blog e digitar uma palavra-chave tipo baú