- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

O mundo desconfia de Moro: as manchetes dos grandes jornais

Está no Jornal GGN

“Procuradores brasileiros que acusaram Lula tramavam em segredo mensagens para impedir que seu partido fosse vencedor das eleições 2018”. Essa é a manchete do The Intercept ao mundo, na versão em inglês [1], que foi exposta pelo jornal de Glenn Greenwald no que foi considerado uma das maiores revelações “da historia do jornalismo” e maior até que o arquivo de Snowden.

Se a versão brasileira menciona como destaque principal a “colaboração proibida” de Sergio moro e Deltan Dallagnol, a internacional vai além e privilegia a informação do impacto das ações consideradas ilegais do juiz de primeira instancia Lula diretamente na política brasileira e na escolha do candidato que iria governar o país.

E a versão da reportagem que diz respeito exatamente sobre os esforços feitos por Moro para orientar e ajudar Dallagnol a incriminar Lula também carrega junto no título -e não somente no texto em si- as dúvidas sobre as provas. É que as versões em inglês, as que justamente foram usadas pelo mundo para repercutir o furo investigativo, resumiram em duas grandes reportagens as quatro até agora reveladas pelo The Intercept Brasil [2].

O resultado disso é justamente em como divulgaram todos os grandes jornais do mundo o caso que balançou o Brasil nesta semana: “Mensagens vazadas despertam dúvidas sobre a Justiça anti-corrupção no Brasil”, esse foi o título de nada menos que o The New York Times [3], na reportagem em inglês e espanhol que figurou na capa do considerado maior jornal dos Estados Unidos.

“Mensagens entre agentes judiciais e policiais no Brasil que foram vazados despertaram dúvidas sobre a integridade da investigação de corrupção que sacudiu o poder politico e empresaria do pais, que teve sequelas em toda a America Latina. Trechos de conversas em mensagens de texto, publicados no domingo pelo site noticioso The Intercept, sugerem que o juiz Sergio Moro, o magistrado mais proeminente no julgamento dos casos da Operação Lava Jato, fez consultas e assessorou os procuradores federais sobre a estratégia para as investigações de várias figuras políticas destacadas”, introduz a reportagem.

Outra parte da reportagem do NYTimes [4] diz: “Com Lula preso, se liberou o caminho para a eleição de Jair Bolsonaro, politico de extrema direita que depois designou a Moro como ministro da Justiça e ofereceu nomeá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF) quando houvesse uma vaga”.

Trazendo a análise para além do espectro brasileiro, o jornal lembra que “o escândalo teve consequências mais alem do país: presidentes latino-americanos foram condenados e estaria vinculado a suicídios de pelo menos dois suspeitos e ao homicídio de uma testemunha na Colombia.”

“Durante os primeiros anos, o escândalo da Lava Jato pareceu marcar um momento de transformação para o Brasil e boa parte da região, e tanto Moro como outras figuras envolvidas se converteram em heróis populares. Mas seu legado vem sendo questionado recentemente a medida que mais brasileiros debates qui os impulsores da operação anti-corrupção foram motivados pelas suas preferências políticas”, continuou.

O britânico também referenciado mundialmente The Guardian estampou: “Brasil treme ante a acusações de que o juiz que prendeu Lula colaborou com os investigadores”. “Os chats de celulares infiltrados publicados pelo The Intercept sugerem que Sergio Moro, agora ministro de Justiça, orientou um caso contra o ex-presidente”.

“O Brasil se sacudiu com as acusações de que um juiz proeminente colaborou repetidamente com fiscais durante as investigações de corrupção de alto nível, incluindo o controverso caso que encarcerou o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva. De acordo com o The Intercept, Sergio Moro deu aos procuradores conselhos estratégicos, criticas e sugestões durante a extensa investigação sobre a corrupção conhecida como Lava Jato, que prendeu centenas de executivos, políticos e interlocutores”, escreveu o jornal britânico [5].

“As mensagens poderiam abrir caminho para que os advogados solicitem a Corte Suprema a anulação da condenação de Da Silva, conhecido amplamente pelos brasileiros como Lula”, expôs o The Washington Post, ao entrevistar o advogado criminalista Joao Paulo de Martinelli: “’Se ficam demonstrados que estas mensagens são corretas, houve uma parcialidade do juiz na condenação de Lula’”, disse o advogado ao jornal norte-americano The Washinton Post [6].

The Washinton juntamente como milhares de jornais do mundo inteiro também trouxeram a cobertura da agencia internacional de noticias AP Press, com a impactante manchete: “AP Explica: Vazamentos desafiam provas da Lava Jato”.

Imagem reproduzida do GGN

Share Button [7]