- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

O que é mais importante neste momento, preservar a vida de um CNPJ ou o de um CPF?

por Carlos Alberto Barbosa

Essa é uma discussão que se tornou corriqueira nos últimos dias diante da expectativa de flexibilização do isolamento social em função da pandemia que assola o Mundo, o Brasil e, claro, o Rio Grande do Norte.

Não quero aqui subestimar a importância de se manter viva uma empresa, uma indústria, um comércio, enfim, um CNPJ, mas, muito mais importante é manter a vida de pessoas, o seu CPF. Claro e óbvio está que pessoas dependem de emprego para sobreviver, contudo, também claro e óbvio que uma empresa não sobrevive sem empregados vivos para poder trabalhar, e isso, neste momento, depende do isolamento social já que não existe ainda uma vacina contra a Covid-19.

Não custa ressaltar que ao governo não interessa manter o Estado sem empresas e sem indústrias em atividades, porque isso deixa de gerar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), uma das molas mestras de arrecadação do governo se não a maior. Assim como as empresas e indústrias, o governo também tem compromissos com servidores, fornecedores e manutenção de equipamentos físicos e neste caso, vale dizer que pra se manter hospitais isso custa muito dinheiro.

Mas o governo Fátima, em que pese a crise sanitária que a cada dia se agrava mais com a falta de insumos como medicamentos, necessários as UTIs, tem como prioridade a preservação da vida. Não que isso signifique que a economia esteja sendo colocada de lado. O governo sabe que quanto mais o tempo passa e a pandemia se acelera, mais complicado é flexibilizar o isolamento social. Para isso é preciso uma compreensão maior da sociedade e do empresariado no sentido de que se tem que adotar medidas mais rígidas e restritivas.

A governadora Fátima Bezerra tem colocado que preservar a vida das pessoas é fundamental, não que a retomada das atividades econômicas sejam deixadas de lado. Mas, neste momento crucial em que o Estado vive, a prioridade é a vida das pessoas. Casos de relaxamento nesta fase aguda demonstraram que as medidas foram erradas, haja vista a cidade de Curitiba (PR).

A capital paranaense triplicou o número de casos confirmados do novo coronavírus em menos de um mês. O crescimento se tornou motivo de preocupação para o município, que chegou a 3.398 casos da Covid-19 e 116 mortes na terça-feira (23).

O avanço da doença coincide com o momento posterior à reabertura de shoppings e centros comerciais, ocorrido no fim do mês passado, e o aumento do movimento de pessoas na cidade. Porém, há outros fatores como a chegada da onda de casos de problemas respiratórios no inverno, o que acontece da mesma forma em Natal e no Rio Grande do Norte.

Portanto, sem querer polemizar, o que é mais importante neste momento de uma crise sanitária que vivenciamos sem precedentes, preservar o CNPJ ou o CPF?

Compartilhe:
[1] [2]