- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Operação da PCDF mira grupo que planejava atentados e invasões em Brasília nas eleições de 2026

Está no Brasil 247

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (4/8), a Operação Rede Interrompida com o objetivo de cumprir medidas cautelares contra oito investigados suspeitos de integrar uma organização que articulava atentados em Brasília durante o período das eleições de 2026, informa o Metrópoles [1].

Os alvos das diligências têm idades entre 19 e 31 anos e estão localizados em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. As ações no âmbito da operação contam com o apoio direto das Polícias Civis de cada uma dessas unidades federativas.

A investigação é conduzida pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev), órgão vinculado ao Departamento de Inteligência da PCDF. O inquérito policial foi instaurado após o recebimento de um relatório técnico elaborado pelo Ciberlab, laboratório especializado ligado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com base nas informações fornecidas pelo laboratório, os investigadores do Distrito Federal aprofundaram a análise das comunicações atribuídas ao grupo.

De acordo com os dados colhidos pela polícia, as conversas entre os suspeitos faziam referências frequentes e explícitas à capital federal como o destino final de uma mobilização articulada para o período eleitoral de 2026.

Entre os conteúdos monitorados e analisados pelas autoridades estão discussões detalhadas sobre possíveis invasões de edifícios públicos, critérios para escolha de alvos, estratégias de formação tática e métodos para o recrutamento de novos participantes espalhados por diferentes regiões do país. Além disso, os investigadores constataram a circulação de mapas, plantas arquitetônicas e modelos tridimensionais de prédios situados na região central de Brasília.

Outro ponto central revelado pelas apurações foi o compartilhamento de manuais com instruções para a fabricação de artefatos explosivos. A identificação desse material foi determinante para que a PCDF requeresse as medidas cautelares à Justiça, visando interromper as atividades e preservar elementos probatórios.

As ordens judiciais de busca e apreensão têm como finalidade o recolhimento de dispositivos eletrônicos, a preservação de evidências digitais e físicas, a identificação de eventuais conexões ainda desconhecidas da rede e o esclarecimento do grau de organização e do estágio real de desenvolvimento das ações planejadas pelos investigados.

No momento, o inquérito policial apura, em tese, o cometimento dos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso e infrações previstas na legislação antirracismo. A PCDF ressaltou que, até a etapa atual das apurações, os atos não foram enquadrados na Lei de Terrorismo.

A corporação informou também que a responsabilização individual dos envolvidos dependerá do resultado das análises periciais nos materiais apreendidos e da conclusão dos trabalhos investigativos, que tramitam sob sigilo.

Foto reproduzida da Internet

Em tempo: confira vídeo públicado no Blog, a poucos dias da invasão ocorrida no dia 08 de janeiro de 2023, dos três poderes, em Brasília, logo após a posse de Lula como presidente, em que o jornalista Joaquim de Carvalho, do portal Brasil 247, entrevistou uma pessoa que estava na articulação das invasões a prédios públicos e gravou a conversa. Clique aqui [2] para ver e ouvir

Compartilhe:
[3] [4]