- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Por que Lula e STF bancaram Gonet

por Eduardo Guimarães, no Brasil 247

Está tendo início o extermínio civil do nazifascismo em sua versão tupiniquim – o bolsonarismo. Trata-se de um processo que envolve a construção de uma grande ação penal extremamente sólida e amplamente fundamentada contra um movimento que tentou, a partir de 2022, solapar a democracia e implantar uma ditadura no país.

Nesta semana, veio a público que dois casos rumorosos envolvendo o líder do movimento fascista brasileiro, Jair Bolsonaro, bem como seus asseclas mais próximos, estão chegando ao ponto de sere denunciados pela PGR ao STF. Esses casos vão fazer estes personagens se juntarem aos bagrinhos que estão sendo condenados penalmente, e no atacado, a longos períodos de prisão. 

Os casos são o do descaminho de joias dadas por ditaduras árabes ao Brasil, na pessoa de Jair Bolsonaro, e a conspiração que este tentou junto a chefes militares com vistas a dar um golpe de Estado contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. 

O fio condutor para levar a cabo esse processo é o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. É ele o elemento que une extensa teia  de crimes comuns e políticos decorrente do plano do ex-presidente de se perpetuar no poder. 

Nesse interim, nesta terça-feira, veio a público a explicação para Lula ter escolhido o tão combatido Paulo Gonet para exercer por um biênio o cargo de procurador-geral da  República após demora inédita para sucessão na PGR. 

A indicação representa uma vitória dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, principais apoiadores de Gonet para o posto. Mas por que Lula o indicou desafiando seus aliados à esquerda, que queriam ver o diabo, mas não Gonet na PGR?

Gilmar e Moraes disseram a Lula que precisam de Gonet para levar a cabo a condenação de Jair Bolsonaro e seus asseclas mais graduados. E isso por que já estava demorando demais a denunciação deles pela PGR ao STF. 

O que ocorre é que o suprocurador-geral que vinha coordenando a investigação das denúncias de mauro Cid, Carlos Frederico dos Santos, estava se recusando a denunciar Bolsonaro, em concordância com a PGR interina, Elizeta Ramos. Ambos são ligados a Augusto Aras, que blindou o ex-presidente por quatro anos. 

Agora, Indicado por Lula para a Procuradoria-Geral da República (PGR), a pedido de Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, Paulo Gonet vai tocar as denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro que aparecem na delação de Mauro Cid, dizem fontes próximas ao recém-nomeado PGR

Eis a razão para Lula ter comprado a briga de nomear Gonet; segundo Moraes e Gilmar, o novo PGR é talhado para a função e goza da total confiança desses e de outros ministros do Supremo para ajudar a exterminar de vez o nazibolsonarismo no Brasil. Resta torcer para que dê certo e o PGR não se vire contra quem o nomeou.

*Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

Foto reproduzida da Internet

Em tempo: confira o meu comentário sobre Gonet publicado no BB News TV e no Canal YouTube no dia 27 de novembro clicando aqui [1]

Compartilhe:
[2] [3]