Está no Blog do colega e amigo Políbio Braga
Já ganhou contornos de escândalo a recente decisão de 150 produtores de leite da região do nordeste do RS, municípios de Alegria e Independência, que passaram a dar para os porcos e até jogar fora boa parte da produção de leite que conseguem extrair todos os dias. A alegação é de que o pequeno laticínio que recebia a produção parou de operar. A informação foi liberada este final de semana pela Fetag.
Esta é apenas a ponta do iceberg de um desastre anunciado.
Em outros municípios acontece o mesmo, como em Capão do Cipó, onde 50 produtores seguem o exemplo dos colegas de Alegria e Independência.
Há um problema sistêmico na área do leite do RS, porque o problema não se resume ao recolhimento do produto em pequenas localidades. Existem calotes claros aplicados por empresas como Laticínio santa Rita, estrela, e Promilk. Pelo menos 5 indústrias integram o pelotão dos caloteiros.