- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Promotora da Saúde frustra `corvos e coveiros de plantões´

por Carlos Alberto Barbosa

Em que pese a crise na saúde pública há longos anos no Rio Grande do Norte, somada agora a pandemia do coronavírus em que a saúde se encontra num estágio quase de colapso total devido ao número de leitos de UTI insuficientes, tanto na rede pública quanto na rede privada, para atender a alta demanda, a promotora de Defesa da Saúde, Iara Pinheiro, deu seu testemunho, neste sábado (6), no telejornal RN 1ª Edição, da InterTV Cabugi, de que o governo do estado vem conduzindo bem a situação e com transparência.

Apesar de 14 inquéritos instaurados para acompanhar as medidas que foram adotadas pelo governo como a contratação de leitos e a falta de insumos, por exemplo, Iara Pinheiro disse que todos estes inquéritos foram instaurados em razão do contexto em que o estado está sendo submetido. Ressaltou a promotora de saúde que o estado vem cumprindo suas obrigações no combate a Covid-19, possibilitando, inclusive, a abertura de novos leitos de UTI.

Sobre o hospital de campanha, a promotora de Saúde fez questão de dizer que não ouve problemas operacionais que não resultaram na sua abertura. “O hospital de campanha estadual não foi aberto porque as sete propostas foram imprestáveis. O hospital de campanha independentemente da abertura regionalizada de leitos de UTI, que poucos estados do Nordeste estão conseguindo fazer desta forma territorializada, ele precisaria sim, porque era suporte assistencial pra região metropolitana, mas não foi responsabilidade da Sesap a não efetivação. Eu acompanhei desde a primeira versão do primeiro edital. O governo tem um processo virtual através do sistema SEI, há muita transparência, eu tenho um login e senha, eu consulto os processos na minha função fiscalizadora e muito cedo eu passo a verificar quais os atos que estão sendo praticados. A nossa avaliação é que a capacidade operacional da Sesap em abertura de leitos de UTI está satisfatória. Precisamos de mais leitos, com certeza. É tanto que a gente chama a atenção especialmente num momento como este, dramático, muito grave, para a efetivação dos planos regionais assistenciais, inclusive de terapia intensiva em hospitais municipais”.

A entrevista da promotora de Saúde à Inter TV, certamente frustrou os corvos de plantão que torcem para que se instale no Rio Grande do Norte um caos total na saúde pública, como vem ocorrendo em alguns estados com falta até de espaço nos cemitérios para poder enterrar os mortos da pandemia.

Ao dizer que o governo do estado está atuando de forma transparente no combate ao coronavírus e cobrar das prefeituras a efetivação dos planos regionais assistenciais já elaborados com o apoio da Sesap, a promotora de Saúde deixou claro também que os coveiros que fazem questão de torcer pelo quanto pior melhor, terão que procurar outro cadáver para criticar as ações do governo do estado na área da saúde.

Compartilhe:
[1] [2]