Está no Brasil 247
Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o governo brasileiro confirmou que o presidente Lula (PT) recebeu, nesta segunda-feira (18), um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A conversa durou cerca de 30 minutos e teve como principal pauta a recente reunião entre Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na última sexta-feira (15) no Alasca.
Segundo a Presidência, Putin considerou o encontro com Trump positivo e compartilhou com Lula detalhes dos assuntos tratados na ocasião. O líder russo destacou ainda a relevância da participação do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa internacional promovida em parceria com a China para buscar soluções negociadas no conflito entre Rússia e Ucrânia.
Durante a ligação, Lula agradeceu o contato e reafirmou o posicionamento brasileiro em defesa do diálogo e da diplomacia: “o presidente Lula reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações”.
Leia a nota na íntegra:
Nesta segunda-feira, 18 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação de cerca de 30 minutos, Putin compartilhou informações sobre sua reunião com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, em 15 de agosto, que avaliou como positiva.
Após abordar os diversos temas discutidos com o presidente Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.
O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações.
Foto reproduzida da Internet