- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

“Refém de Operadoras!” – Ausência de Governo

por José Carlos Bortoloti

“… A palavra mais ofensiva e a carta mais grosseira são melhores e mais educadas que o silêncio…!”

Nietzsche

Completo uma quinzena, sim 15 dias, de ausência do mundo, através da comunicação devido aos péssimos serviços de Operadoras no RS. (região 054).

A “des”culpa das duas principais operadoras de telefonia no Estado – VIVO e OI, são de um “temporal” que ocorreu no norte do estado – eu disse no norte, porem o problema está em todo o RS – nos dias 10 e 11 de outubro, tirou todos os serviços destas operadoras -. Sim eu disse todos os serviços. Telefone pessoal (celular), internet, telefonia fixa, televisão a cabo, enfim tudo o que depende de operadoras – Estas concessões do dito “governo” – que ai está e nada faz.

Sim estou afirmando: Nada faz.

Ligar para a Anatel e comunicar um desserviço? É ver o mesmo sendo retribuído a você através desta…. – não seria inteligível a descrição dos não serviços desta dita reguladora de serviços, além do que minha educação não permite -. Em outras palavras NADA.

Seriam até compreensivo de nossa parte, clientes (e não idiotas), visto que a tempestade, literalmente veio aos raios e trovões com muita chuva, mas isso no Planalto do RS e não em todo o RS. Até 3 ou 4 dias teríamos tolerância, já que em suas propagandas pregam uma operação de comunicação de primeiro mundo. Falso. Não somente a propaganda como os serviços.

Em meio a tudo isso uma empresa que presta serviços às operadoras, na manutenção de linhas e antenas (puxa e tem gente que até pensa que temos telefonia via satélite… pobre gado marcado…) resolveu fazer “greve branca” contra estas empresas para a melhoria de seus contratos. E tudo às vésperas de uma das mais importantes (ou piores) eleições da história recente do Brasil.

Ir às lojas das ditas operadoras… Repito: VIVO e OI, e tentar falar com os funcionários e até gerentes locais, é a maior perda de tempo possível além da verificação de como são tratados os ditos seres humanos e clientes.

Em uma terceira tentativa, como forma de me acalmar, contei e esperei: 12 senhoras, todas com não menos de 60 anos, reclamando que estavam sem seus telefones. (fixos: estas pessoas não tem como aderirem em sua maioria para a telefonia celular – o grande objetivo destas empresas) apavoradas com montantes incríveis em suas contas, que já foram entregues e que não estavam com os serviços regulares. Algumas destas senhoras há 45 dias sem telefonia fixa.

Triste ouvir uma senhora já com idade bem avançada dizendo:

– Minha filha (para uma atendente com cara de “tô nem ai”) nos últimos 20 dias (ou seja, antes da desculpa dos temporais) eu não tinha telefone, mas aqui tem ligações até desses dias, só se foi um “espirito” que utilizou esta linha minha filha, e olha a quantia (valores elevados).

– Fui à casa de minha filha (em outra cidade, vejam bem) e minha filha reclamou para a tal de (olha em um bilhete escrito) e tem certa dificuldade em dizer ANATEL… Eles disseram para minha filha que meu telefone iria funcionar em 48 horas, mas já faz mais de uma semana minha filha. Sou sozinha e se eu passar mal o telefone é a única comunicação que eu tenho…..

– Isso foi somente uma das que acompanhei.

Os funcionários?

Gostaria de saber que foi o responsável pelos treinamentos destas empresas. Tratam qual “gado marcado” (parafraseando a música do grande Zé Ramalho). Convencidos, arrogantes, mal educados… E lá se vão às velhinhas embora.. Sem comunicação.

Ligar para a ANATEL e ligar para o Zé Pafúncio da padaria da esquina? Creio que o Zé nos atenderia mais fácil. João e Victor (nomes fictícios aqui, seus nomes com CPF e cargos nas ditas empresas que prestam serviços a estas subespécies de operadoras estão guardados) dizem abertamente e claramente:

As operadoras não estão nem ai…Elas querem que todos migrem para a telefonia celular que dá mais lucro e menor operacionalidade.

Assim… Simples… Em meio a este período sem nada. Exatamente nada de comunicação. Em minha conta apareceram:

1- Migração de plano; 2. Inclusão de outros tipos de programação das TVs por assinatura (constante no pacote inicial) 3. Aumento de potência de transmissão da internet. (mesmo não a tendo). E tudo isso sem ter como me comunicar com as operadoras.

O atendimento tanto destas operadoras quando da ANATEL são dignos de terem seus contratos ou seus empregos finalizados

instantaneamente. Se eu tinha dúvida de que o socialismo já tinha penetrado até os “ossos” no sistema do Brasil agora não tenho mais e com provas ainda.

Eis o desserviço de um “desgoverno”. Mas alguém esta ganhando. Enquanto estas pobres senhoras em suas idades avançadas e que poderiam usufruir de um serviço…

Mas ouvi quase que uma pesquisa sobre as eleições à saída de cada uma delas.

Concluo esta crônica indo postá-la em um amigo do outro lado da cidade cuja operadora a TIM esta com serviços normais e sua internet também e com ajuda de amigos para a divulgação deste “circo de horrores” no Rio Grande do Sul que já teve governos altaneiras…

Em outras décadas…. Não nesta…..

Em um Brasil desfigurado pela ausência de fiscalização… De serviços dos quais são pagos (um dos serviços de internet mais caros do mundo) para operadoras que só podem estar operando por terem “molhado” a mão de alguém, pois não tem a mínima competência.

Enquanto isso… Ficamos tal qual barco… À deriva…

Pensar não dói… Já ser dependente de serviços de operadora e da justiça no Brasil… Triste!

*José Carlos Bortoloti

Jornalista e Prof. de Comunicação

Planalto do RS – (região de telefonia 54) com duas cidades e suas metades sem comunicação.

Compartilhe:
[1] [2]