Está no g1
A Rússia atacou a capital da Ucrânia [1], Kiev, com mísseis e drones na madrugada deste sábado (27), ferindo pelo menos 11 pessoas, um dia antes de negociações entre a Ucrânia e os Estados Unidos.
Mísseis balísticos e drones atingiram diferentes áreas da capital ucraniana, e explosões foram ouvidas por toda Kiev durante horas na manhã deste sábado pelo horário local (início da madrugada pelo horário de Brasília).
O ataque ocorreu enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky [2], se prepara para se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump [3], no domingo (28), para novas negociações com o objetivo de encerrar a guerra que já dura quase quatro anos.
Zelensky afirmou que o encontro deve tratar de temas como garantias de segurança e questões territoriais nas regiões de Donetsk e Zaporizhzhia.
Polônia envia caças
Por conta dos ataques, a Polônia anunciou ter enviado caças para a fronteira com a Ucrânia.
O Exército polonês afirmou que sua Força Aérea tomou uma medida “preventiva” para garantir a segurança do espaço aéreo, após pelo menos uma pessoa ter sido morta e outras 28 terem ficado feridas em Kiev, segundo informações do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia.
Enquanto os combates continuam, também prosseguem os esforços para se chegar a um acordo de paz que seja aceitável para todas as partes. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem um encontro marcado com Donald Trump na Flórida neste domingo.
Mas, após os últimos ataques russos, Zelensky reiterou sua afirmação de que a Rússia “não quer o fim da guerra e está tentando aproveitar todas as oportunidades para infligir ainda mais sofrimento à Ucrânia”.
Criança entre feridos
Uma adolescente de 16 anos foi uma das pessoas feridas no ataque, que atingiu sete locais diferentes da cidade de Kiev, afirmou em comunicado no Telegram o chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev, Tymur Tkachenko.
Um incêndio atingiu um prédio residencial de 18 andares no distrito de Dnipro, mobilizando equipes de emergência para conter as chamas. Outro edifício residencial, de 24 andares, foi atingido no distrito de Darnytsia. Também houve registros de incêndios nos distritos de Obolonsky e Holosivsky.
Na região mais ampla de Kiev, os ataques atingiram prédios industriais e residenciais, segundo o Serviço de Emergência da Ucrânia. Na área de Vyshhorod, equipes de resgate salvaram uma pessoa encontrada sob os escombros de uma casa destruída.
Foto reproduzida da Internet