- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Salários em dia: a construção da solução a partir dos escombros administrativos

por Pedro Lopes

No apagar das luzes de 2018 recebi o convite para ser Controlador Geral do Estado da Governadora eleita Fátima Bezerra. O cenário era devastador! O Governo estava falido, mais de R$ 2 bilhões em dívidas, servidores humilhados com até quatro folhas atrasadas e sem saber o dia do pagamento. Um panorama caótico, com reflexos negativos na economia estadual e na prestação dos serviços públicos.

Nos primeiros dias de gestão rapidamente nos deparamos com os escombros administrativos. Fornecimentos milionários sem sequer ter contratos; a contabilidade praticamente terceirizada e sem estrutura; controle interno funcionando precariamente. O Governo estava de cabeça para baixo e isso explicava muito a situação de calamidade financeira que chegamos!

À frente da Controladoria implementamos uma gestão inovadora com a abertura de diversas auditorias, em parceria com as secretarias de governo, tais como: no contrato da Arena das Dunas, no programa Restaurante Popular e nos contratos de alimentação do sistema penitenciário. A economia gerada, após os trabalhos realizados pela CONTROL, foi de mais de R$ 30 milhões anuais.

Colaboramos ainda na construção do PROEDI, elaborando a minuta base do projeto que, cinco meses depois, foi lançado e desde então já atraiu mais de 100 indústrias para o RN.

A recuperação fiscal promovida no Governo do RN é resultado do trabalho de dezenas de mãos, de todas as pastas de governo, sob a liderança forte da governadora Fátima Bezerra, mas indubitavelmente o fortalecimento da atividade de controle interno e da contabilidade foi um dos grandes diferenciais da atual gestão em relação a todas as outras que já passaram pelo Governo do Estado.

Ontem, 25/05/2002, foi uma data para entrar na história! O dever foi cumprido para com os servidores e o atraso salarial virou página do passado! A hora agora é de caminhar para pagar em dia também os fornecedores do Governo, ampliar os investimentos e fomentar ainda mais a economia potiguar, fortalecendo as nossas empresas, gerando emprego e renda no Rio Grande, que cada vez tem mais Norte!

* Pedro Lopes é ex-Controlador Geral do RN 

Foto reproduzida da Internet

Share Button [1]