- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Se Lula é `ladrão´ como alguns acreditam, por que não tentou obstruir a Lava Jato?

A título de curiosidade, apenas: se o ex-presidente Lula é “corrupto”, como alguns até o chamam de “ladrão”, por que é que danado não tentou obstruir a Lava Jato, como tentou a cúpula do MDB, antigo PMDB, como mostrou gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, indicação do partido, levadas ao ar em horário nobre no Jornal Nacional?

Pergunto porque a Justiça do Distrito Federal absolveu na última quinta-feira (12), o ex-presidente da acusação de obstrução de Justiça. Bom que se diga que o juiz que tomou a decisão [Ricardo Augusto Soares Leite, da 10º Vara Federal de Brasília] foi o mesmo que havia mandado suspender as atividades do Instituto Lula – por suspeita de as instalações do local terem sido utilizadas para a prática de crimes. A decisão foi tomada justamente no âmbito da acusação de obstrução de Justiça contra Lula – e que da mesma forma determinou que se recolhesse o passaporte de Lula em janeiro último com receio dele fugir do Brasil. Aliás, o mesmo magistrado em sua decisão afirmou que  “há deficiência probatória para sustentar qualquer juízo penal reprovável”. Parte dos indícios contra Lula vieram da colaboração premiada de Delcídio com a Justiça. Bom que se diga que o magistrado não é petista e nunca foi filiado ao PT, antes que algum aventureiro faça insinuações maldosas.

O juiz citou o artigo 17 do código Penal, que fala sobre flagrante preparado, e o artigo 4º, da Lei 12.850/13, que diz que sentenças não podem ser proferidas com fundamento apenas em delação premiada, que ao que parece alguns dos seus colegas desconhecem. Preciso desenhar quem são os colegas, não né, tá claro e óbvio.

Não só isso: se o ex-presidente tem mesmo culpa no cartório, como também alguns acreditam, por que é também que não fugiu do país, sim, porque oportunidade teve, inclusive na caravana que realizou ao “Sul Maravilha”. Podia ter se refugiado no Uruguai do seu amigo socialista José Mujica, por exemplo.

Bom que se diga que a Veja chegou ao rídiculo de publicar em março de 2016 uma reportagem de capa insinuado que Lula planejava se refugiar na Itália para não ser preso: a Embaixada da Itália emitiu um comunicado para desmentir as informações veiculadas pela publicação brasileira de que o ex-presidente estaria planejando secretamente fugir para aquele país a fim de evitar a prisão no Brasil.

A propósito, no dia seguinte após a prisão de Lula, a sua assessoria divulgou um vídeo gravado pelo ex-presidente durante a resistência na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC onde ele dizia que não fugiria do Brasil, mas se apresentaria à Polícia Federal para cumprir pena em um processo injusto, porque ele não tem medo. “Eu não quis fugir porque quem é inocente não corre. Eu quero provar a minha inocência”.

Como disse certa vez o jornalista Kennedy Alencar, “em 1954, Vargas havia escrito que seu nome seria uma bandeira de luta. Agora, Lula à sua maneira, repete a mesma mensagem quando disse que cada um que defende ele será um “Lula’ em cada canto deste país.

A conferir!

Share Button [1]