A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) concluiu uma importante etapa da implantação do Consórcio Interfederativo de Saúde no Vale do Açu. A Prefeitura de Paraú aderiu ao protocolo, completando 100% dos municípios da região incluídos no processo. A adesão foi assinada pela prefeita de Paraú, Maria Olímpia, chegando às 12 cidades da 8° Região de Saúde.
“Ficamos felizes com o avanço regional e seguiremos com as próximas etapas de forma célere para efetivamente termos instituído esse novo modelo de gestão do SUS no RN”, comemorou a subcoordenadora da Unidade de Acompanhamento dos Consórcios Interfederativos de Saúde, Viviane Fonseca
Após os trâmites burocráticos, o planejamento da Sesap em conjunto com os municípios é ter a implantação de uma policlínica em Assu, cidade-polo da região, como primeira ação do Consórcio. A unidade será financiada de forma pactuada entre Governo e municípios.
Os Consórcios Interfederativos de Saúde foram instituídos no Rio Grande do Norte pela Lei nº 10.798/2020, proposta pela administração estadual para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer chegar a quem mais precisa atendimento de saúde público de qualidade, humanizado e eficiente.
A proposta dos consórcios é realizar investimento financeiro integrado para organizar os serviços de saúde pública nas regiões, em especial na atenção primária e na média complexidade. Através dos consórcios poderão ser implantadas policlínicas para atender as demandas dentro da região, evitando grandes deslocamentos da população aos grandes centros, assim como diversos outros serviços de forma coordenada.