- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Soma das intenções de voto de adversários supera as intenções de voto de Álvaro Dias

por Carlos Alberto Barbosa

Embora figure aparentemente numa zona de conforto para a sua reeleição, o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB), que pontuou 33% das intenções de voto na primeira pesquisa Ibope para a eleição na capital potiguar divulgada nesta terça-feira (6), pela InterTV Cabugi, tem como seu calcanhar de aqüiles outros 11 candidatos que pontuaram na avaliação. São eles: Kelps Lima 12%, Hermano Morais, 6%; Carlos Alberto, 4%; Delegado Sergio Leocádio, 3%; Coronel Azevedo, 2%; Fernando Freitas, 2%; Senador Jean, 2%; Jaidy Oliveira, 1%; Rosália Fernandes, 1%; Coronel Helio Oliveira, 1% e Fernando Pinto, 1%. A soma da pontuação pulverizada dos adversários de Álvaro Dias soma 35%.

Pela condição de prefeito candidato a reeleição com a máquina na mão, maior tempo de exposição do que os outros candidatos na mídia, até pelo fato de já vir administrando a cidade há dois anos com a saída de Carlos Eduardo Alves (PDT), que deixou o cargo para concorrer ao governo do estado, e ainda por cima beneficiado indiretamente pela pandemia do coronavírus, que faz com que o contato direto com os eleitores diminua e seus adversários levem certa desvantagem com isso, e que, portanto, tenhamos uma campanha atípica, Álvaro Dias era pra ter uma melhor performance eleitoral. Diria até que já deveria ter ultrapassado a casa dos 40%, pelos argumentos apresentados acima.

Ressalte-se que a pesquisa revela a intenção de voto, não significando voto cristalizado. Outra: a avaliação revela o momento e voto de eleitor é como uma nuvem, uma hora tá aqui outra hora tá ali. Bom colocar ainda que o programa eleitoral ainda não começou. Já houve um primeiro debate realizado pela Band/Natal em que o prefeito Álvaro Dias faltou. Acredito até que ele não vá a nenhum, até para não ser massacrado por ser o alvo predileto dos adversários para quem lidera pesquisas, a não ser que haja segundo turno. Sinceramente, não sei se isso é bom ou ruim, porque dá a impressão que o candidato é despreparado e foge do embate com seus adversários. Teoricamente ao deixar os debates de lado o candidato se resguarda das investidas dos oponentes, mas por outro lado perde a oportunidade de se defender.

O marketing de Álvaro Dias deve analisar também a sua avaliação como gestor. Pelos números divulgados pelo Ibope o prefeito está também numa zona de conforto, mas só aparentemente. Vejamos: a gestão de Álvaro Dias tem 42% de ótimo, 42% de regular e 14% de ruim ou péssima. Pela leitura dos números, uma gestão aos olhos do eleitor com 42% de regular é uma gestão feijão com arroz, ou seja, o mesmo do mesmo de outras gestões. Neste caso um candidato que se apresente com propostas que satisfaçam os anseios da população, sem promessas que não possam cumprir, mas que estejam dentro da realidade do que a cidade precisa, facilmente pode reverter a situação. Basta pra isso ter poder de convencimento e mostrar que está mais preparado do que o atual prefeito para administrar a cidade.

Não custa lembrar que o eleitor natalense não é conservador, ou seja, é adepto a mudanças. O mesmo do mesmo não o satisfaz, prova maior disso é que na avaliação da atual gestão 42% a classificaram como regular. Álvaro Dias, apesar dos 33% de intenção de voto não tem tanta gordura assim pra queimar. O calcanhar de aqüiles ainda vai incomodar e muito.

Portanto, digo que a zona de conforto do prefeito de Natal Álvaro Dias, candidato a reeleição, não é tão confortável assim. É bom não esquecer o seu calcanhar de aqüiles, pois como dizia o saudoso jogador de futebol Didi, treino é treino e jogo é jogo.

A conferir!

Compartilhe:
[1] [2]