- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

`Supremo decidiu, temos que respeitar´, diz presidente do partido de Bolsonaro; aliados veem Centrão rifando ex-presidente

Está no Blog da Andréia Sadi

Os aliados mais radicais de Jair Bolsonaro (PL) estão em pé de guerra com Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido do ex-presidente.

No sábado (13), Valdemar afirmou que “houve um planejamento de golpe” e que “o Supremo decidiu [condenar Bolsonaro], temos que respeitar”.

As afirmações foram feitas durante um evento em Itu (SP) do qual participaram os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), cotados como alternativas a Bolsonaro na disputa pela Presidência da República em 2026.

Os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, e do PP, Ciro Nogueira, também estavam presentes.

Valdemar ainda ponderou que “o Supremo só está fazendo isso porque tem apoio do governo” Lula, “nunca teve o golpe efetivamente”.

Não adiantou.

“Como eu digo: não estamos nesta m*** de dar gosto à toa”, escreveu Paulo Figueiredo, braço-direito de Eduardo Bolsonaro (PL) na articulação por sanções dos Estados Unidos ao Brasil por conta do julgamento do ex-presidente.

“Não foi por falta de aviso”, respondeu o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro.

Também ex-ministro de Bolsonaro e advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten questionou a afirmação de Valdemar de que houve planejamento do golpe. “Não é possível mais ouvirmos e nos calarmos. Chega.”

Depois da repercussão negativa, Valdemar enviou uma resposta ao blog, dizendo que sua fala durante o evento foi mal interpretada e que sua declaração foi dita em um tom que ele chamou de condicionante. ” Se tivesse, imagine que tivesse, vamos supor que… Foi no campo do imaginário. E está claro: nunca houve planejamento, muito menos tentativa. O próprio ministro do Supremo, Luiz Fux, confirmou isso [1]“.

“O que importa deixar claro é que não houve golpe. O presidente Bolsonaro sempre afirmou que não aceitaria nada fora da Constituição. Ele recuou de qualquer ideia nesse sentido e conduziu a transição de forma democrática. Esse é o fato!”, disse o presidente do PL.

Bolsonaristas veem Valdemar rifando ex-presidente para definir candidato para 2026

Bolsonaristas avaliam que fala do presidente do PL é um termômetro de como está o Centrão após o julgamento de Bolsonaro: rifando o ex-presidente e pressionando pela definição rápida da candidatura do campo nas eleições de 2026.

O nome favorito do grupo é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A família Bolsonaro não quer perder o controle e a influência nessa definição. E, no início de setembro, Valdemar disse ao Estúdio i, da GloboNews, que iria apoiar “o candidato que o presidente Bolsonaro indicar, mesmo que seja alguém da família Bolsonaro”, inclusive Eduardo, um dos nomes cogitados pelo grupo.

O que preocupa o Centrão, entretanto, é que Bolsonaro funciona no próprio ritmo, e dificilmente vai indicar o candidato no tempo que o grupo deseja. O temor é que o ex-presidente deixe essa definição para a última hora, como fez Lula (PT) em 2018, e acabe por obstruir a construção de uma candidatura viável.

Foto reproduzida da Internet


Compartilhe:
[2] [3]