Está no g1
O presidente dos Estados Unidos [1], Donald Trump [2], citou Brasília como exemplo de “capital violenta” em um discurso, nesta segunda-feira (11), para anunciar uma intervenção federal na segurança de Washington, capital dos EUA.
A medida foi justificada por Trump como uma resposta à “trágica emergência de segurança” na cidade – o que, segundo a prefeita do distrito de Colúmbia, não condiz com as estatísticas oficiais desde 2023. [3]
Dados mais recentes, no entanto, mostram que Washington tem uma taxa de homicídios mais de três vezes maior que a de Brasília (veja comparação abaixo).
Segundo Trump, a criminalidade na capital dos Estados Unidos superou a registrada em outras capitais nacionais – além de Brasília, ele citou Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá, Cidade do México e Bagdá (Iraque).
“Olhando os números temos alguns gráficos com diferentes cidades ao redor do mundo: Bagdá, Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima… [Em comparação a todos] nós dobramos ou triplicamos [a taxa de criminalidade]. Vocês querem viver em lugares como esses? Eu acredito que não”, diz Trump.
Taxa do DF foi bem menor que a de Washington em 2023
Segundo o Atlas da Violência, o DF registrou 347 homicídios em 2023 – número maior que os 274 assassinatos registrados em Washington no mesmo ano.
Washington, no entanto, tinha uma população estimada em 687.324 em 2023 – menos de 25% dos 2,81 milhões estimados para o Distrito Federal no mesmo ano.
Juntando todos esses números, Brasília teve 12,3 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2023 – um índice bem abaixo dos 39,86 por 100 mil habitantes registrados em Washington.
Na coletiva, Trump exibiu números ligeiramente diferentes: 13 homicídios por 100 mil habitantes para Brasília, e 41 por 100 mil habitantes, em Washington.
Foto reproduzida da Internet