- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

Trump é acusado criminalmente de tentar alterar resultado da eleição na Geórgia em 2020

Está no g1

A Justiça dos Estados Unidos [1] acusou formalmente o ex-presidente Donald Trump [2], na segunda-feira (14), por tentativa de alterar os resultados das eleições de 2020 por meio do estado da Geórgia. Esta é a quarta acusação formal contra Trump em menos de cinco meses.

Ao todo, os promotores apresentaram 41 acusações, sendo 13 contra o ex-presidente, incluindo falsificação e extorsão. A formalidade não significa que os réus são culpados, mas indica que há indícios necessários para levá-los a julgamento.

A investigação que levou às acusações começou em fevereiro de 2021, após o vazamento do áudio de um telefonema entre Trump e Brad Raffensperger, secretário da Geórgia e principal funcionário eleitoral do estado.

Na ligação, o ex-presidente pediu a Raffensperger que encontrasse cerca de 12 mil cédulas com votos em seu nome, o que seria necessário para que ele ganhasse as eleições na Geórgia e levasse os 16 delegados do estado.

“Trump e os outros réus acusados nesta acusação se recusaram a aceitar que Trump perdeu e, consciente e intencionalmente, se juntaram a uma conspiração para mudar ilegalmente o resultado da eleição em favor de Trump”, afirma a acusação.

Nos Estados Unidos, cada estado tem um peso diferente na composição dos votos presidenciais, sendo que a eleição final é feita por um Colégio Eleitoral formado por delegados.

Pela tradição, os delegados que participam do Colégio Eleitoral votam no candidato que venceu a eleição em voto popular no estado ao qual representam. São necessários 270 delegados para vencer as eleições. Em 2020, Joe Biden teve 306, enquanto Trump, 232 [3].

Liderada pela promotora Fani Willis, a apuração também investigou outras possíveis intromissões do ex-presidente nas eleições na Geórgia, além de supostas contribuições de seus apoiadores. Outras 18 pessoas foram acusadas formalmente.

Após a acusação formal, os réus terão até o meio-dia de 25 de agosto para se apresentarem voluntariamente à Justiça. Assim como já aconteceu em casos anteriores, quando se apresentar, Trump ouvirá formalmente as acusações e deverá ser liberado, na sequência.

A campanha de Donald Trump divulgou uma nota momentos antes da acusação ser confirmada pela Justiça dos EUA. No comunicado, o ex-presidente acusa a promotora de tentar interferir na corrida presidencial de 2024.

O ex-presidente classifica as investigações e, também, os dois impeachments que sofreu na Câmara dos Deputados como uma “caça às bruxas”.

Outros processos

Trump enfrenta outros três processos na Justiça americana:

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:
[7] [8]