Política

Trump usou poder de presidente para buscar interferência estrangeira nas eleições, diz relatório de Comitê

Está no G1

Relatório aprovado nesta terça-feira (3) pelo Comitê de Inteligência da Câmara dos Estados Unidos diz que o presidente Donald Trump “usou o poder de seu cargo para solicitar interferência estrangeira a seu favor nas eleições de 2020”.

Essa e outras conclusões servirão de base no inquérito de impeachment contra Trump.

“O esquema do presidente Trump subverteu a política externa dos Estados Unidos em relação à Ucrânia e desgastou nossa segurança nacional em favor de duas investigações de motivações políticas que poderiam ajudar sua campanha presidencial rumo à reeleição”, diz o relatório.

No inquérito de impeachment contra Trump, o republicano é acusado de ter pedido ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que investigasse o ex-vice-presidente Joe Biden e o filho dele, Hunter. O político do Partido Democrata é pré-candidato à Casa Branca.

Trump não nega que tenha conversado sobre o assunto com Zelensky — inclusive, a própria Casa Branca divulgou transcrições da conversa. Porém, segundo o presidente dos EUA, não houve nenhuma troca de favores que pudesse levá-lo a perder o cargo.

Apresentado pelo chefe do Comitê, o deputado democrata Adam Schiff, o relatório também afirma que Trump agiu conscientemente para obter favorecimento pessoal. O texto ainda cita as denúncias de interferência da Rússia na campanha de 2016, que resultaram em uma longa investigação contra o presidente norte-americano.

“A má conduta do presidente não foi uma ocorrência isolada nem um produto de um presidente ingênuo”, afirma o texto.

O documento apresentado nesta terça-feira é uma das etapas do inquérito de impeachment contra Trump. A partir desta quarta, começam as audiências que determinarão as acusações formais que serão apresentadas aos deputados norte-americanos.

O que diz o relatório?

O Comitê de Inteligência da Câmara apresentou o relatório concentrado em duas possíveis irregularidades cometidas por Trump. Caberá ao Comitê de Justiça analisar e apresentar as acusações formais com base nessas conclusões. Veja quais são:

  • Má conduta: Trump condicionou um encontro oficial e ajuda militar à Ucrânia a anúncios de investigações que favoreceriam a campanha do presidente dos EUA pela reeleição.
  • Obstrução: Trump obstruiu o inquérito de impeachment ao instruir testemunhas e agências que ignorassem as intimações oficiais da Câmara.

Assim, os investigadores concluíram que Trump não só agiu de maneira irregular no telefonema com Zelensky como tentou atrapalhar o inquérito e intimidou testemunhas.

Uma dessas testemunhas era Marie Yovanovitch, ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia. Enquanto testemunhava diante de deputados sobre a pressão que o presidente teria exercido contra ela, Trump disparou uma série de mensagens no Twitter contra a diplomata. “Tudo ficou mal nos lugares onde ela passou”, escreveu o republicano.

O que diz a Casa Branca?

Pouco depois da divulgação do relatório, a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, afirmou que a Câmara conduziu um processo que só ouviu um lado. “Esse relatório reflete nada mais do que as frustrações [dos deputados]”, disse.

“O relatório de Schiff parece um texto confuso de um blogueiro de garagem tentando provar algo quando não há prova alguma”, completou Grisham.

Foto reproduzida da Internet


Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com