- blogdobarbosa - https://blogdobarbosa.jor.br -

TSE atende Moraes e manda ao Supremo ações contra campanha de Bolsonaro e Mourão por fake news

Está no site Brasil 247

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) compartilhou com o Supremo Tribunal Federal ações contra a campanha de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão por disseminação de fake news. O TSE atendeu a um pedido feito pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura a disseminação de ‘fake news’ contra os ministros da Corte. A decisão do Supremo ocorre em um contexto no qual membros da CPI da Covid estudam a possibilidade de pedir ao Judiciário acesso a informações sobre a investigações de um esquema de financiamento e propagação de notícias falsas [1] – no caso da Comissão Parlamentar de Inquérito, o objetivo é apurar a divulgação de dados inverídicos sobre a pandemia.

De acordo com o blog do Fausto Macedo [2], há suspeita de que o modo de funcionamento dos disparos em massa de fake news seja parecido com o usado nos ataques ao Supremo nas redes sociais, objeto do inquérito. Se houver conexão entre os fatos, a crise política poderá se agravar.

“Diversas empresas foram oficiadas nestes autos para prestar informações a respeito de sua atuação no disparo em massa de mensagens pagas apoiadores políticos dos então candidatos à eleição de 2018, não sendo a simples resposta de ofícios suficiente à apuração suficiente da existência ou não de ilegalidade”, disse Moraes em despacho na semana passada e tornado público na sexta-feira (30).

No início do mês, o magistrado prorrogou por mais 90 dias o inquérito das fakes news.

A decisão do STF abrange as seguintes empresas que estão na mira do STF:  Yacows Desenvolvimento de Software, AM4 Brasil Inteligência Digital, APP Mobile Desenvolvimento Multimídia / Quick Mobile Desenvolvimento de Software, Deep Marketing e Bemoby Soluções. 

Operação da PF

Agentes da Polícia Federal deflagraram uma operação, em maio do ano passado, contra políticos e empresários bolsonaristas no âmbito das investigações sobre fake news. A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), alvo da PF, ameaçou a Corte e pediu o “impeachment” [3] do responsável pela ação.

Também na mira das investigações, a militante bolsonarista Sara Winter ameaçou o ministro [4] do STF Alexandre de Moraes. “A gente vai descobrir os locais que você frequenta”, disse ela na época.

Outros alvos da operação foram os empresários bolsonaristas [5] Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Edgard Corona, fundador da Smart Fit. A corporação também investiga oito deputados bolsonaristas [6], dentre eles Carla Zambelli. O ex-deputado federal Roberto Jefferson [7] é outro investigado. 

O vereador Carlos Bolsonaro não foi alvo daquela operação, mas a PF já teria identificado o parlamentar como um dos articuladores da esquema de disseminação de fake news [8].

Foto reproduzida da Internet

Share Button [9]