Está no Brasil 247
A União Europeia decidiu suspender por um período de 90 dias a adoção de suas primeiras contramedidas contra as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por meio de uma publicação na plataforma X (antigo Twitter).
“Tomamos nota do anúncio feito pelo presidente Trump. Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, afirmou von der Leyen.
A medida da UE seria uma resposta às tarifas de 25% aplicadas por Trump sobre as importações de aço e alumínio provenientes do bloco europeu. Estava prevista para entrar em vigor na próxima terça-feira, afetando produtos norte-americanos equivalentes a cerca de 21 bilhões de euros em exportações.
O anúncio da União Europeia foi feito após Trump anunciar um recuo na decisão, anunciada uma semana antes, uma tarifa generalizada de 125% sobre produtos chineses e tributos de 20% a 30% para diversos outros parceiros comerciais. Nesta quarta-feira (9), a imposição caiu para 10% em boa parte dos casos — exceto no que se refere à China.
Foto reproduzida da Internet