Editorial

Agripino sempre fica mal nas fotos

O senador José Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, um dos algozes dos governos petistas, devo dizer, está mal na foto. Dias atrás levou-se a imprensa do Rio Grande do Norte, que o senador e ex-governador tem direito a uma aposentadoria de R$ 30 mil/mês, dinheiro esse pago pelo contribuinte, claro. Até aí, nada ilegal, mas imoral. Agora Agripino é alvo da Procuradoria-Geral da República que pede abertura de inquérito no STF. O parlamentar está sendo acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O caso surgiu no contexto da Operação Lava Jato. De acordo com a petição protocolada no Supremo, o presidente nacional do DEM é suspeito de negociar propina com a OAS na construção do estádio Arena das Dunas, erguido em Natal para receber jogos da Copa de 2014 no governo Rosalba Ciarlini, então sua aliada política. Como não há ligação direta com o caso da Petrobras, o processo correrá em raia própria.

A título de refrescar a memória do leitor, Agripino já é investigado no STF por conta de acusações feitas pelo empresário George Olímpio. Convertido em delator, ele revelou que pagou propinas para tornar-se prestador de serviços de inspeção veicular no Detran-RN. Contou que Agripino teria exigido R$ 1 milhão para campanhas políticas.

Como não se deve fazer juizo de valor, até prova em contrário Agripino Maia é inocente. Contudo, o senador democrata já tem histórico na política em envolvimento de escândalos levados ao ar em rede nacional. Os mais novos não se lembram, mas os mais velhos certamente. Falo do “Rabo de Palha”, escândalo ocorrido em Natal na primeira eleição direta para prefeito após o processo de redemocratização no país.

Agripino era governador do estado e queria eleger sua secretária de Promoção e Ação Social, Wilma de Faria, prefeita da capital potiguar. Para isso fez uma grande reunião com prefeitos do interior para que invadissem Natal com suas “tropas” para investir na compra de votos distribuindo “feirinhas” aos eleitores da periferia. O escândalo foi descoberto e levado ao Fantástico.

Aliás, Agripino Maia é pródigo em aparecer na telinha negativamente. Senão vejamos: quando ainda ministra de Lula, a hoje presidenta Dilma colocou uma “saia justa” no senador ao ser questionado por ele, numa Comissão do Senado, sobre que lembranças tinha dos tempos de cadeia. Clique aqui para ver.

Como se observa, Agripino nunca fica bem diante dos holofotes.

 

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com