Editorial

Marcelo Odebrecht, o verdadeiro `homem bomba´da República

O Supremo Tribunal Federal decidiu adiar o julgamento sobre o pedido de liberdade de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da maior empreiteira do país envolvido na Lava Jato. A decisão foi tomada porque nem todos os ministros estavam presentes à sessão da 2ª Turma da Corte desta terça-feira.

Preso desde junho do ano passado, Odebrecht foi condenado na semana passada a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Talvez, se aceitasse a delação premiada, o depoimento mais importante dentro de todo esse processo de corrupção que varre o país. É certo dizer que Marcelo Odebrecht pode comprometer os medalhões da República. O fato de não ter falado nada até agora deixa de orelhas em pé muita gente, inclusive da oposição.

Hoje o Supremo homologou a delação premiada do senador Delcídio do Amaral. Quase tudo que foi transcrito na imprensa já não era mais novidade. Mas uma coisa me chamou a atenção: Aécio Neves, citado nas delações de Delcídio, afirmou em nota que as citações sobre a sua pessoa “são todas elas falsas”. O curioso é que quando se trata de delações envolvendo os nomes da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula, mesmo partindo de Delcídio, na opinião do tucano são verdadeiras.

A própria elite, que antes defendia o tucano, já não faz mais isso. No último domingo – após novas revelações da IstoÉ, que citou uma outra parte da delação de Delcídio, confirmadas pelo STF, onde Aécio Neves foi citado -, o tucano foi enxotado do movimento pelo impachment de Dilma na avenida Paulista.

A delação seletiva, embora que ainda permaneça, começa a atingir, de maneira tímida, também políticos de outras matizes partidárias como PSDB e PMDB. E certamente chegará a outros partidos, tal qual o DEM.

Fato é que o mundo político pode ser varrido se Marcelo Odebrecht resolver falar tudo o que sabe. Aí sim, não vai sobrar pedra sobre pedra. Contudo, acho difícil ele optar pela delação premiada. Trata-se de um arquivo vivo e muita gente deve está com as barbas de molho. Seria, digamos, uma delação suprapartidária, não tenho a menor duvida disso.

O juiz federal Sérgio Moro até provocou a delação de Marcelo Odebrecht, na semana passada, quando deu a sua sentença e colocou nela a possibilidade dele usar o instituto da delação premiada. Mas o empreiteiro continua calado. Sinal de que se abrir a boca a República desmorona.

A conferir!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com