Editorial

Os erros cometidos pelo PT

Os governos do PT embora tenham avançado no campo social cometeu alguns erros crassos. Nos governos Lula, por exemplo, quando o ex-presidente no auge de sua popularidade no segundo governo teve a oportunidade de promover as reformas, política, econômica e da previdência não o fez. Reformas essas, há de salientar, que deveriam está sendo cobradas pela sociedade e que também não está.

Outro erro dos governos Lula e repetidos nos governos Dilma: o comprometimento com partidos políticos que não seguem a linha ideológica do PT, tais quais PP e o próprio PMDB. Isso implicou na prática fisiologista tão criticada pelos petistas enquanto oposição. Aliás, num eventual governo Temer essa prática parece vai continuar tal o grau também de comprometimento do vice-presidente com os partidos que apoiaram o impeachent da presidenta Dilma.

Nos governos Dilma Ruosseff talvez e certamente o maior problema tenha sido o seu relacionamento com a classe política. Dilma nunca foi afeita a um bom relacionamento com o Congresso Nacional. Com seu temperamento difícil, a presidenta quando tinha que chamar a atenção de algum ministro chamava na frente de todos. Isso ninguém aceita, homens com mais de 60 anos receberem carões na frente de colegas. Ninguém gosta disso, ainda mais numa sociedade machista como a nossa, onde uma mulher dar as ordens.

Quem não se lembra do bambolê dado de “presente” a então ministra do Gabinete Civil do então presidente Lula, pelo então deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com a recomendação de ter mais “jogo de cintura”. Pois é: Dilma se tornou presidenta e não adquiriu o tal jogo de cintura com a classe política. Com fama de “gerentona” agora paga um preço muito alto por seu temperamento.

Dilma também errou ao não ouvir conselhos do mentor de sua candidatura à Presidência da República. Quando Lula sugeriu Henrique Meirelles para ser o seu ministro da Economia, a presidenta fez birra por não manter um relacionamento bom com o ex-presidente do Banco Central. Deu no que deu. A  economia foi pro brejo sob o comando de Guido Mantega. Agora surge  notícia de que investigadores da Polícia Federal querem saber da ligação entre o ex-ministro e a Cimento Penha, empresa suspeita de comprar decisões do Carf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Portanto, alguns erros foram cometidos pelos governos petistas que poderiam ter sido evitados. Infelizmente o que se observa é que todos estes erros acumulados e somados ao fato de que a direita junto com setores da sociedade e entidades representativas do empresariado brasileiro querem tirar o PT que há quase 13 anos dirige o país, viram agora a oportunidade disso ocorrer.

Lamento só que a base ideológica inclusiva esteja para deixar o poder pelos seus próprios erros para entregar o Brasil a uma base ideológica excludente.

A conferir!

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com