Editorial

Blog completa 9 anos fazendo jornalismo opinativo e sem amarras

O blogdobarbosa completa 9 anos ininterruptos fazendo um jornalismo opinativo e sem amarras e como diz o slogan, nem progressista nem conservador. Difícil? Sim, mas gratificante pelo reconhecimento dos leitores. Nunca desisti dos meus ideais e a ética, acima de tudo, tem sido regra neste espaço.

Agradar a todos sei que é impossível, mas jornalista não é a profissão, digamos, que contemple gregos e troianos, a não ser que se faça um jornalismo de secos e molhados.

Nestes mais de 30 anos de profissão e 9 do blog tenho procurado pautar a minha conduta profissional na ética e sempre relatando fatos e opinando, o que faço através de Editoriais diários. Nem sempre agrado aos leitores, mas isso faz parte. Querer que jornalista seja imparcial é um mito.

Como disse certa vez o jornalista Ricardo Noblat em seu blog e que gosto sempre de repetir:

Ninguém é imparcial, porque você é obrigado a fazer escolhas a todo instante, e ao fazer toma partido”.

A imparcialidade já cai por terra quando um jornalista escolhe “o que noticiar”, pois ele está decidindo o que é ou não notícia, o que deve ou não ser de interesse de determinada classe e o que as pessoas devem ou não saber, de acordo com critérios que ele utiliza e que só ele conhece. Depois, o jornalista escolhe “que palavras usar” e todos sabemos o poder que as palavras têm. Uma palavra substituída, uma palavra mal colocada, um sinônimo inadequado e o sentido muda. Outra questão a ser definida pelo jornalista é “quando noticiar”. Muitas vezes os jornalistas podem engavetar uma notícia esperando um determinado momento de torná-la pública.

Pra mim jornalismo é isso. O resto, bem o resto é conversa pra boi dormir.

Aos leitores de costume, o meu abraço e que continuem acessando o blog. Aos novos leitores, da mesma forma o meu abraço e que se tornem leitores assíduos.

Vamos à luta!

Share Button

2 Responses to Blog completa 9 anos fazendo jornalismo opinativo e sem amarras

  1. alob disse:

    Parabéns Barbosa pelo aniversário do seu blog e também pelo dia dos pais! Aproveite bastante ao lado da família…

  2. Carlos A. Barbosa disse:

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com