Editorial, O Baú de um Repórter, Política

O baú de um repórter

Eleições municipais de 2004. Nessa época trabalhava na assessoria de imprensa do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) no escritório de apoio do mandato em Natal (RN). Garibaldi sempre nos finais de semana quando estava em Natal percorria o interior do estado para participar das campanhas dos candidatos do PMDB ou dos partidos aliados. Vamos aos fatos:

Alves e Maia num mesmo palanque após anos como adversários políticos 

Era um domingo, quando as convenções municipais homologariam as candidaturas dos candidatos a prefeitos nas eleições de 2004 no Rio Grande do Norte. Em Natal, o PMDB estava coligado com o DEM e o PSDB que tinha como candidato a prefeito o deputado Luiz Almir. A convenção dos tucanos estava prevista para o início da noite numa casa de shows na zona norte da capital potiguar. Daria tempo então de Garibaldi percorrer alguns municípios durante o dia para participar de outras convenções. Fui convocado pelo jornalista José Wilde, seu assessor de imprensa, a acompanhar o senador nessa peregrinação. 

Uma convenção despertava a atenção da imprensa. A do PMN, em São José de Mipibu, região Agreste do Rio Grande do Norte. A candidata do partido, Norma Ferreira, tinha o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria, também presidente da legenda, do senador José Agripino Maia (DEM-RN) e de Garibaldi Alves. A expectativa era sobre o provável encontro de Agripino, Garibaldi e do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) no mesmo palanque. 

Os jornais de Natal na época não circulavam às segundas-feiras e, portanto, as matérias sobre as convenções só iriam circular na terça-feira. Com uma caderneta de anotações na mão e uma máquina fotográfica a tira-colo lá fui eu registrar as convenções da qual Garibaldi iria participar. Já no final da tarde, antes de retornar para Natal a tempo de participar da convenção do PSDB, Garibaldi foi a São José onde iria acontecer a convenção que homologaria a candidatura de Norma Ferreira pelo PMN . Como disse, a expectativa era sobre o encontro entre Agripino, Garibaldi e Henrique.

Quando chegamos ao local, um palanque armado em praça pública, uma multidão aguardava os políticos. Olhei para os lados e não vi nenhum colega. Apenas a equipe de produção da campanha de Norma estava postada no palanque para registrar o grande acontecimento. Agripino e os Alves eram até então adversários políticos. Dái a expectativa gerada nesse encontro.

Começa as falas antes da homologação da candidatura de Norma Ferreira. Dentre os três principais políticos a ocupar o microfone, Agripino é o primeiro. Lembra logo de um encontro de carreatas que houvera na campanha de 1982 em que derrotou o ex-governador e ex-ministro de Estado Aluízio Alves (já falecido). O encontro acontecera numa estrada que liga São José de Mipibu a Monte Alegre, município também localizado no Agreste potiguar. Disse que apesar de adversários se respeitavam. “Nesse dia, quando as carreatas se cruzaram os carros de som pararam de tocar as músicas das duas campanhas. Ninguém provocou ninguém”, disse Agripino. Depois falou que aquele encontro entre ele, Garibaldi e Henrique era um “encontro histórico”.  Garibaldi e Henrique retribuíram e disseram que a aliança em Natal se fortalecia ainda mais tendo em vista que pelo interior PMDB e DEM também davam apoio a candidatos comuns aos dois partidos. O presidente da Assembléia Legislativa não chegou a tempo de participar do grande encontro. 

Feito o registro, inclusive com fotos, a orientação era oferecer a matéria aos jornais no dia seguinte, já que só eu tinha essa matéria. Foi o que fiz. O Jornal de Hoje, que circula sempre a tarde na capital potiguar se interessou pelo material. Em prineira- mão o vespetrino deu a notícia com direito a chamada de capa. A matéria me marcou por ser um fato histórico, como bem disse o senador José Agripino na época.

Obs do blog: O leitor-internauta que quiser conferir outras memórias do baú de um repórter é só ir em BUSCA na coluna à direita do blog e acessar uma palavra-chave.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com