Geral

Blog na luta pela preservação do acervo do Diário de Natal

blog apoia a iniciativa do Sindjorn (Sindicato dos Jornalistas do RN) no sentido de preservar o acervo do Diário de Natal que fechou suas portas no ano passado e esta semana encerrou de vez suas atividades com o fechamento também do DN Online. Na próxima terça-feira (22), segundo a presidente do Sindjorn, Nelly Carlos, a entidade fará uma reunião para discutir o assunto.

Não custa lembrar que nos arquivos do extinto Diário de Natal estão guardados a história de Natal e do Rio Grande do Norte desde a Segunda Guerra, com um acervo fotográfico, jornalístico e até musical. Precisamos resguardar este precioso acervo.

Share Button

One Response to Blog na luta pela preservação do acervo do Diário de Natal

  1. Elves Alves disse:

    É muito precária a situação dos museus no RN. O acervo do Instituto Histórico e Geográfico inspira cuidados faz muito tempo. O Museu da Imprensa Eloy de Souza só existe de fato, não de direito. A Pinacoteca do Estado resume-se a um amontoado de telas despejadas num depósito. Tal qual o “Eloy de Souza”, também não tem personalidade jurídica e nem autonomia financeira.
    São todos museus de fachada, sem habilitação para receber os benefícios das leis de incentivo à cultura e do audiovisual. Na prática, quando surge algum recurso disponível para eles, a Fundação José Augusto se apodera e dá o destino que lhe convém. Falar nisso, Franklin Jorge deve estar comendo o pão que Isaura amassou…
    Neste cenário de caos, a representação local dos Diários Associados poderia muito bem transformar seu departamento de documentação em centro de pesquisa e “museu quente” privado. Não custa tentar, e Natal tem potencial de sobra para mais este equipamento cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com