Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog, mais uma vez, dá oportunidade para um entrevistado responder perguntas de interesse da sociedade, mas infelizmente ficou sem resposta. Há mais de dez dias tento obter uma entrevista, por escrito, com o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, através da assessoria de imprensa do órgão, mas de resposta mesmo sempre a falta de tempo do procurador. As perguntas foram encaminhadas , como disse, há mais de uma semana, tempo suficiente para que fossem respondidas. Em respeito ao leitor, assim como fiz com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), que também não respondeu as perguntas que lhe foram encaminhadas dias atrás, o faço agora. Seguem a série de oito perguntas formuladas ao procurador Rinaldo Reis, que se tiver tempo para respondê-las o espaço democraticamente continua aberto:
blogdobarbosa – O Ministério Público defende uma campanha contra a corrupção. Há cerca de 30 dias foi desencadeada a Operação Dama de Espadas, que tinha como objetivo investigar o desvio de recursos na Assembleia Legislativa do RN, através do “Cheque Salário” como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros. Passados quase um mês não se tem notícias mais sobre as investigações. Por que? O MP apura se há parlamentares envolvidos? Seria esse o motivo do sigilo?
Rinaldo Reis –
blogdobarbosa – A pergunta acima se faz pertinente porque pouco depois da Dama de Espadas, uma outra operação, a Candeeiro, foi realizada pelo MPRN para publicizar a descoberta, segundo o próprio MP, de que um esquema milionário no âmbito do Idema-RN, entre os anos de 2013 e 2014, através do qual uma refinada associação criminosa instalada na sua Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade, em comunhão de desígnios com o então diretor administrativo e com auxílio de terceiros estranhos ao órgão, utilizava-se de ofícios autorizadores de pagamento como forma de desviar recursos em benefício próprio ou de terceiros. Nesta operação, no entanto, o MP disponibilizou peças à imprensa com informações da operação.
Rinaldo Reis –
blogdobarbosa – Coincidentemente, a pessoa que encabeçava o “esquema do Cheque-Salário” na Assembleia, a ex-procuradora-geral da Casa, Rita das Mercês Reinaldo, já afastada do cargo acusada de comandar as operações por meio de inserção fraudulenta de pessoas na folha de pagamento da Casa, para que fossem emitidos “cheques salários” em nome desses servidores fantasmas, tem parentesco com um pessoa envolvida no escândalo do Idema. Alguma ligação, digamos, política com os dois casos?
Rinaldo Reis –
blogdobarbosa – O portal Noar publicou reportagem dizendo que o MPRN está legalmente impedido de conceder novos aumentos salariais a seus membros e servidores. A instituição que é responsável por checar o cumprimento da lei pelos demais entes que compõem o estado está acima do limite prudencial. No entanto, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que estabelece um reajuste de 6% nos vencimentos dos servidores do MP. O que o Sr. tem a dizer sobre isso?
Rinaldo Reis –
blogdobarbosa – Dentro dessa ótica contra a corrupção, na visão do Sr. o que faz demorar tanto para que pessoas envolvidas em escândalos, como Foliaduto, Impacto, Hygia e tantos outros já provados de seus envolvimentos sejam presos?
Rinaldo Reis –
blogdobarbosa – Um exemplo de impunidade é que os dois desembargadores do TJRN, Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, envolvidos no escândalo dos precatórios, apesar de terem sido afastados de suas funções, receberam aposentadorias compulsórias. Isso leva a que a sociedade cada vez mais acreditena impunidade neste país. Como o Sr ver isso?
Rinaldo Reis –
blogdobarbosa – Muitos consideram que a prisão do ex-governador Fernando Freire, acusado pelo MP de ter envolvimento direto com o escândalo do gafanhoto, serviu apenas de bode expiatório, quando sabemos que tinha muito mais gente envolvida. Aliás, o próprio MP disse que o esquema da Dama de Espadas seguiu o esquema da gafanhotos. É possível, então, neste segundo caso, que algum político esteja envolvido?
Reinaldo Reis
blogdobarbosa – Diante de tantos escândalos e de tantas operações contra a corrupção, seria certo dizer que o MP cumpre a sua parte, mas a Justiça tarda ou não cumpre a sua parte, ou seja, de colocar os corruptos na cadeia?
Rinaldo Reis –
Foto reproduzida da internet
Deixe uma resposta