O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
E-book
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Coletânea de Causos
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.
por Luis Fernando Veríssimo, no Blog do Noblat
— Eu quero que o Lula se ferre.
“Se ferre”, claro, não foi exatamente o verbo usado. O verbo substituído exprimia o sentimento de parte da grande imprensa nacional e boa parte do nosso patriciado, para quem um governo do PT bem-sucedido era uma ameaça trifurcada: à ortodoxia liberal deixada pelo Fernando Henrique, ao desejado Estado mínimo, minado por um assistencialismo desenfreado, e à normalidade democrática (ou seu atual arremedo), com um PT eternizado no poder e monopolizando a vida política no país por muitos anos. A reeleição da Dilma e a perspectiva de ela ser substituída no poder pelo Lula em 2018 tornaram mais urgente a necessidade de frear, ou ferrar, o PT.
Durante muito tempo, quando as coisas se acalmarem, se discutirá se o PT foi ferrado ou ferrou-se sozinho, sucumbindo à tentação do dinheiro fácil do propinato, sem o consolo de não ser o único. O PT limpo continua, talvez até tenha futuro, mas o fato é que o desejo do tal barão da imprensa (que já morreu) se realizou.
Tese
Ouvi uma tese que parece doida mas não deixa de ter sentido — ou um sentido doido, como todas as teses conspiratórias. Seguinte: o Donald Trump estaria fazendo todo o possível para perder as eleições. Ninguém mais do que ele teme a sua vitória. Assim, tudo o que ele está fazendo e dizendo como candidato à Presidência dos Estados Unidos (culminando com sua pouco sutil sugestão de que a Associação Nacional do Rifle cuide de Hillary, supostamente com um rifle) não é excentricidade ou demência, é pânico. Como a velha piada do Groucho Marx — me recuso a ser sócio de um clube que aceita gente como eu — Trump não quer ser presidente de um país governado por alguém como ele.
*Luís Fernando Veríssimo é escritor
Deixe uma resposta