E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Geral

Proprietários de barcos devem agendar visitação aos Parrachos de Pirangi

Os parrachos de Pirangi, de responsabilidade da União, terão acesso monitorado, mais uma vez, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). O local é visitado por milhares de turistas principalmente no período da alta estação.


Dando continuidade ao que ficou estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo Ministério Público Federal (MPF), o IDEMA fará por meio do site do órgão (www.idema.rn.gov.br), o agendamento das embarcações que terão acesso aos parrachos. A ferramenta disponibilizada no site possibilita que os interessados coloquem os dados pessoais e também do barco e informem o dia da visita. 39 embarcações terão acesso liberado diariamente, conforme estabelecido no TAC. Cada barco pode ser cadastrado 1 vez por semana, podendo ser aberta exceção em casos de vagas remanescentes ou desistências.

“A Agenda Parracho foi criada em dezembro do ano passado e por meio dela conseguimos disciplinar o acesso de turistas e visitantes. Esse controle é imprescindível para que o desenvolvimento se dê de forma sustentável”.

O TAC, assinado também pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Capitania dos Portos do RN e ONG Oceânica, disciplina a exploração turística nos parrachos com o objetivo de reduzir os danos ambientais e aumentar a segurança dos visitantes.

Após vários estudos e discussões entre as partes envolvidas, o IDEMA assumiu a responsabilidade do agendamento, o IBAMA de fiscalizar irregularidades verificadas nas embarcações particulares e a Capitania dos Portos vai  fiscalizar a segurança dos barcos.

O Termo de Ajustamento de Conduta mais recente estipulou uma nova regra que beneficia os moradores nativos da região. Dos 39 barcos que terão acesso diariamente aos parrachos, 5 serão exclusivos para esses moradores.

Os Parrachos de Pirangi são formações recifais sobre as quais se formam piscinas naturais, durante a maré baixa. A área fica entre os municípios de Parnamirim e Nísia Floresta e é especialmente protegida pelos órgãos de meio ambiente, devido à grande biodiversidade, com numerosas espécies de peixes, algas e invertebrados.

Um diagnóstico ambiental produzido pela ONG Oceânica apontou a degradação da área dos parrachos de Pirangi, em decorrência da exploração indevida. Para evitar maiores prejuízos ao ecossistema local, há no TAC a previsão de manutenção periódica e adequada das embarcações, para prevenir vazamento de óleo; a proibição de fundear em qualquer ponto dos recifes, independente do tipo de âncora; a proibição de despejar lixo no mar, ou mesmo alimentar os peixes; além de outra série de cuidados com a fauna e flora.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *