Geral, O Baú de um Repórter

O Baú de um Repórter

Como jornalista vivenciei muita coisa nesses quase 30 anos de profissão. Uma das quais foi o fato de ter conhecido o hoje deputado estadual Gilson Moura (PV), ainda estudante, com dificuldades financeiras até para comprar um jornal e apelando para a sinópse que a EBN [Empresa Brasileira de Notícia] oferecia aos órgãos do governo, emissoras de rádio e jornais do estado com as principais notícias da chamada grande imprensa. Vamos ao fato:

Gilson Moura pegava sinópse na EBN porque não tinha dinheiro pra comprar jornal

Era eu então gerente da extinta sucursal da EBN no Rio Grande do Norte. Isso foi no governo Sarney.A empresa ocupava quatro salas do edifício Cidade do Natal, centro da capital potiguar. Gilson Moura acho que sequer pensava em ser político. Ainda não havia entrado no curso de Jornalismo. Todos os dias de manhã cedo lá estava Moura para pegar a sinópse dos principais jornais do país que a EBN distribuia gratuitamente. Foi quando conheci Gilson Moura.

Ele me dizia que não tinha diheiro para comprar jornal. Como sabia desse serviço da EBN começou então a pegar as sinópses com as principais notícias nacionais na empresa. Dizia também que o seu sonho era ser jornalista. Anos depois, com a EBN já extinta, Gilson Moura se elege vereador de Natal. Numa carreira meteórica na política se elegeu deputado estadual e já nas eleições para prefeito em 2008 tentou chegar a prefeitura de Parnamirim, um dos municípios que formam a Grande Natal. Gilson Moura também acabou realizando seu sonho, ou seja, de ser jornalista, chegando até a ter um programa de televisão.

Essa história poucos sabem, mas quando encontro Gilson Moura ele faz questão de relembrar isso. Um fato que para muitos pode parecer sem importância, mas acho que do ponto de vista jornalístico se torna interessante contar. São coisas que acontecem nos bastidores do jornalimso que não vêm à publico. Trata-se de uma história de perseverança e por que não dizer até de êxito de uma pessoa que um dia pernsava em ser apenas mais um jornalista, mas que acabou enveredando para a política e hoje é deputado.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser conhecer outras memórias deste escriba é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-chave tipo Baú

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *