Política

Seis vezes em que a família Bolsonaro foi contra o foro especial

Está na Carta Capital

A investida do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) contra o caso Queiroz é o grande assunto da semana. Para barrar a investigação contra o amigo, o parlamentar requereu o foro especial (que a família chama de privilegiado), e o caso foi suspenso até o mês que vem pelo ministro Luiz Fux, do STF.

Quer dizer, a prática do filho mais velho do clã Bolsonaro contraria o discurso que ele, o pai e os irmãos tiveram ao longos de todos os seus anos de vida pública.

Como tudo que envolve a família, as ideias são confusas. Flávio, Eduardo e Carlos enxovalharam muitos colegas de parlamento por utilizar o benefício de serem investigados em foros e cortes diferenciadas. Também costumam comemorar a transferência das pendências de desafetos à primeira instância.

Já o pai passou a ter uma visão um pouco diferente quando a coisa pareceu que ia virar séria. Quando o projeto de fim do foro avançou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, em 2017, passou a criticar a ideia.

Na visão do então deputado, conforme vídeos e entrevistas, o fim do foro serviria para que os políticos ganhassem tempo e pudessem recorrer por anos até seus processos chegarem à última instância.

O histórico do clã nas redes sociais revela um pouco da visão controversa sobre o tema. Confira:

  1. “Eu não quero essa porcaria de privilégio”

Em março do ano passado e com o filho do lado, Jair Bolsonaro gravou um vídeo criticando o foro privilegiado. Citando processos contra ele no STF, sugeriu abrir mão do benefício. “Não quero essa porcaria de foro privilegiado”.

2. “Sou pelo fim do foro privilegiado”

Há dois anos, Eduardo Bolsonaro advogava pelo fim do benefício judicial aos parlamentares.

Eduardo Bolsonaro@BolsonaroSP

Sou pelo fim do foro privilegiado.

3. Para Lula, manobra

Quando se ventilou a possibilidade de estender o foro especial a ex-presidentes da República, o senador considerou que “cheirava golpe”.

Flavio Bolsonaro@FlavioBolsonaro

Mudar a lei por uma ocasião de momento me cheira a golpe. O povo pode enxergar uma manobra para que Lula tente alcançar foro privilegiado.

4. Palmas para o fim do foro… de Geraldo Alckmin

Quando o tucano deixou o governo do estado de São Paulo, no ano passado, Eduardo Bolsonaro comemorou a notícia de que os processos envolvendo o nome dele seriam remetidos à 1ª instância. Com emoji de aplausos e tudo.

Eduardo Bolsonaro@BolsonaroSP

Como Alckmin deixou de ser governador ele também perdeu o foro privilegiado. Diante disso o seu processo na Lava Jato deve ser remetido para a 1ª instância (Juiz Sérgio Moro). Foi esse o pedido do Dep. Fed

5. “Maia quer ser eleito exclusivamente para continuar com foro privilegiado”

Em resposta a um internauta que criticava a Rodrigo Maia, o ‘pitbull’ de Bolsonaro detonou o presidente da Câmara por buscar a reeleição ‘exclusivamente’ para manter o foro privilegiado. Menos de um ano depois, o partido do pai apoia Maia na recondução à mesa.

aCarlos Bolsonaro@CarlosBolsonaro

. Esse ai só está usando a mídia para ficar sendo lembrando até onde puder e ter mais chances de ser eleito deputado federal para exclusivamente continuar com foro privilegiado! Por que será?

6. “Eu sou favorável sim ao fim do foro privilegiado…”

A opinião de Bolsonaro em relação ao foro flutua ao sabor dos acontecimentos. Nessa entrevista de 2018, Ele diz ser a favor de acabar com o benefício, desde que isso não significasse o fim da prisão em segunda instância. Então deputado, ele argumentava que a medida contribuiria para a impunidade de políticos.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com