Geral, O Baú de um Repórter

O Baú de um Repórter

Há fatos e pessoas na vida da gente que jamais esquecemos. Na condição de jornalista então é que temos muitas oportunidades de vivenciar fatos e conhecer inúmeras pessoas diferentes social e comportalmente. Vamos ao fato:

Dr. Rui Faria, uma pessoa e um profissional admirável

Era eu repórter de Política do Diário de Natal e cobria a Câmara Municipal. A hoje governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PSB) exercia o cargo de prefeita em sua segunda gestão, salvo engano. Wilma estava na Câmara para ler a mensagem anual. Os secretários municipais a acompanhavam. Quando a sessão extraodrinária de leitura da mensagem anual do Executivo foi encerrada me aproximei da prefeita para fazer uma entrevista. Quando acabei de entrevistá-la ela chamou Dr. Rui, seu irmão e então secretário municipal de Saúde e me apresentou. Foi logo dizendo a ele. “Você não estava à procura de um assessor de imprensa. Barbosa pode ser seu assessor”. Prontamente marcamos uma conversa. Eu e Dr. Rui para acertarmos os ponteiros.

Trabalhei com Dr. Rui Faria boa parte do tempo em que ele exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde. Me dizia sempre que apesar de ter uma irmã prefeita não gostava da política. Fora incentivado, inclusive, para entrar na política, mas nunca despertou interesse. Uma pessoa séria e admirável que conheci e acabei fazendo amizade. Hoje é meu cardiologista.

Nas conversas que tinha com ele sempre me dizia que petista era chato, mas trabalhava. Não era com certos funcionários que faziam corpo-mole. Dr. Rui costumava dizer que os petistas eram muito questionadores, mas nunca lhe deram trabalho na Secretaria com relação a fazer corpo-mole no trabalho. De fato quando trabalhei como assessor de imprensa da SMS na gestão de Rui Faria pude perceber isso. O empenho no trabalho daqueles que se diziam militantes do PT. Sempre foi assim. Anos depois, dona Wilma como governadora do Rio Grande do Norte o PT acabou sendo um dos seus maiores aliados, senão o maior, com o governo dela tendo grande apoio do presidente Lula, a quem fez amizade quando constituinte.

Dr. Rui Faria sempre que o encontro nas consultas que lhe faço como meu cardiologista costuma falar sobre política, mas diz que nunca daria para ser político.

Obs do Blog: O web-leitor que quiser encontrar outras memórias deste repórter é só ir em BUSCA na coluna à direita e digitar uma palavra-chave tipo Baú

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *