E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

Projeções sombrias diante da Covid-19

por Carlos Alberto Barbosa

Não, não é alarmismo e tão pouco estou tentando criar pânico, mas o fato é que é muito preocupante a situação de pandemia da Covid-19, não só no mundo, como também no Brasil e no Rio Grande do Norte. O Ministério da Saúde já coloca o estado em situação de risco, ficando logo abaixo do grupo dos casos mais graves como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Ceará, embora o governo do estado venha cumprido a sua parte com vários decretos e orientando a população, bem como atuando para suprir o déficit de leitos de UTIs capaz de evitar um colapso na rede hospitalar.

Num cenário atual otimista com base em projeções científicas, se medidas mais enérgicas não forem tomadas, diria até um lockdown, diante do que a situação exige, o Rio Grande do Norte chegará ao pico da pandemia do coronavírus, em 15 de maio, com 2.048,587 de pessoas infectadas e 11.378 óbitos. Em outro cenário, este mais pessimista, o estado terá em meados de maio, 2.637, 446 infectados pela Covid-19 e 14.649 mortos pelo vírus.

Bom que se diga que estes cenários levam em consideração o afrouxamento do isolamento pós pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, dias atrás, considerando a Covid-19 uma “gripezinha”, e falando que as pessoas devem sair as ruas e voltar ao trabalho e, o colapso na rede pública e privada hospitalar com uma possível falta de leitos de UTIs, embora, repita, o governo venha fazendo um esforço para que isso não venha a ocorrer.

Imprescindível se faz neste momento a integração de diferentes serviços, o apoio incondicional da população no que diz respeito às ações de isolamento social e todas as outras de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, o que sem elas o colapso do sistema de saúde ocorrerá em um breve espaço de tempo, diz o médico Ricardo Volpe, autor do documento “Cenário Covid-19 Rio Grande do Norte”.

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *