E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

Pesquisa não se discute, se analisa

por Carlos Alberto Barbosa

Há uma máxima no marketing eleitoral e no jornalismo de que pesquisa não se discute, se analisa. E é com base nessa máxima que ao fazer uma breve análise da pesquisa de intenção de voto Consult/BlogdoBG para governador do Rio Grande do Norte divulgada neste domingo (21), chego a conclusão de que algo está errado. Senão vejamos:

Nenhum fato novo ocorreu no período de 11 a 15 de novembro em que os números foram aferidos para colocar o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), “ultrapassando” a governadora Fátima Bezerra (PT) – candidata a reeleição -, pela primeira vez na corrida sucessória.
É justamente no cenário em que o nome do senador Styvenson Valentim (PODEMOS) é retirado. A justificativa do instituto é a de que as intenções de voto em Styvenson teriam migrado para Carlos Eduardo Alves.
Na prática os dois estão tecnicamente empatados com o pedetista numericamente na frente. Carlos Eduardo Alves teria 30,76% contra 30% de Fátima Bezerra.

Ora, o ex-prefeito de Natal está sem mandato, não tem trabalho para mostrar no estado, a não ser na capital potiguar onde fez uma gestão feijão com arroz. Já a governadora Fátima Bezerra, ao contrário, colocou os salários em dia do funcionalismo público deixado em atraso pelo seu antecessor Robinson Faria (PSD), vem buscando investimentos para o Rio Grande do Norte, colocou a pandemia sob controle a ponto de receber nota 9,2, ficando atrás apenas da Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e empatado com o Espírito Santo no estudo “Ciência e pseudociência durante a pandemia de COVID-19: o papel dos ‘intermediários do conhecimento’ nas políticas dos governos estaduais no Brasil”, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e feito pelo pesquisador Rodrigo Fracalossi de Moraes.

Poderia enumerar aqui várias ações do governo Fátima Bezerra na área social, política e econômica, mas vou me deter na análise da pesquisa, que é esse o meu propósito. Como já disse anteriormente nenhum fato novo justifica o “empate técnico” na corrida sucessória entre Carlos Eduardo Alves e Fátima Bezerra. Me parece que a teórica transferência de intenção de voto de num cenário sem Styvenson Valentim para Carlos Eduardo Alves é uma tremenda forçação de barra, não tem outra leitura a fazer.

Como pode a pesquisa apontar o ex-presidente Lula com o dobro das intenções de voto do presidente Jair Bolsonaro – candidato a reeleição – e a petista Fátima Bezerra perdendo para Carlos Eduardo Alves, ou melhor, em empate técnico?

Talvez a melhor explicação para Carlos Eduardo Alves tá em empate técnico com Fátima Bezerra na corrida sucessória ao governo do estado, esteja na pesquisa para o Senado, feita pela Consult, onde o ex-prefeito de Natal lidera a corrida à senatória no único cenário apresentado pelo Instituto Consult na pesquisa divulgada hoje no Blog do BG. 

Curioso é que o nome do ex-senador Garibaldi Filho (MDB), que figura em outras pesquisas de intenção de voto como favorito ao Senado não foi colocado na pesquisa Consult. Para o Senado a pesquisa só foi a estimulada onde o pesquisador apresenta ao entrevistado o nome dos prováveis candidatos. Estranho não terem feito a espontânea, mas é só uma análise.

Lembro que o ministro Fábio Faria, pretenso candidato ao Senado, está à procura de um nome para “chamar de seu” como candidato a governador. Já fez o deputado Benes Leocádio ser picado pela “mosca azul”, sem o resultado esperado, e aí procurou o próprio Carlos Eduardo Alves para conversar sobre o assunto (foto).

Tá aí uma pesquisa sob encomenda, sem redundância!

Foto reproduzida da Internet

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *