E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

Pesquisa Seta/BlogdoBG: um balde de água gelada nas pretensões dos ministros Rogério Marinho e Fábio Faria

por Carlos Alberto Barbosa

A primeira pesquisa do Instituto Seta deste ano divulgada na segunda-feira (7), pelo Blog do BG, para aferir a intenção de voto em relação às eleições de outubro para o Senado, foi um balde de água gelada nas pretensões dos ministros bolsonaristas Rogério Marinho (do Desenvolvimento Regional) e Fábio Faria (das Comunicações). Nem com passeata de jegue dá jeito! Rsrsrs

Além dos percentuais não serem muito bons para os dois pretensos candidatos ao Senado, de sobra ainda foi avaliado o governo Bolsonaro que registrou 64% de desaprovação pelo povo potiguar. Somado a isso, a governadora Fátima Bezerra (PT), candidata a reeleição, lidera com folga em todos os cenários para a sua sucessão. Lula dispara nas intenções de voto para a Presidência com 54,4% contra pífios 23,8% de Bolsonaro.

Bom lembrar que no cenário espontâneo, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera com 6,3%, seguido pelo senador Jean, do PT (4,7%). Ou seja, empate técnico. Pela espontânea seja qual for o candidato de Fátima Bezerra ao Senado, tanto Carlos Eduardo quanto Jean estão em boa situação. Ressalte-se que o fato de Jean está bem na pesquisa espontânea, significa dizer que a sua atuação no Senado está sendo considerada boa tendo em vista que está sendo lembrado pelo povo potiguar. Já os ministros bolsonaristas Fábio Faria e Rogério Marinho pontuaram aquém do esperado. Faria teve 2,8% das intenções de voto e Rogério Marinho 2,2%. Os dois tecnicamente empatados. Os demais citados não atingiram 2%. Na espontânea, os indecisos somaram 70,5%, número considerado muito alto, e os brancos e nulos, 10,5%.

Na faixa estimulada, ou seja, com os pesquisadores apresentando os nomes dos pré-candidatos que assim se lançaram, foram feitas as pesquisas com diversos cenários diante de indefinições de pré-candidaturas. No cenário com todos os nomes, Carlos Eduardo Alves também lidera com 20,7% das intenções de voto, com Fábio Faria em segundo com 15,4%, seguido por Rogério Marinho com 10,6%. Jean-Paul aparece em quarto com 8,2%. Há de se ressaltar que o ministro Rogério Marinho, candidato do presidente Bolsonaro ao Senado, empata tecnicamente com o senador petista Jean na estimulada.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 1600 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-06152/2022.

Imagens reproduzidas do portal Agora RN

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *