E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

Pesquisa Seta só confirma o que já venho dizendo: Eleições no RN estão definidas

por Carlos Alberto Barbosa

A última pesquisa Seta de intenção de voto para governador do Rio Grande do Norte, Senado e Presidência da República, faltando menos de 40 dias para o pleito, divulgada na noite de quinta-feira (25) pela Band e 98FM , só confirma o que já venho dizendo, que as eleições no estado estão definidas, com a governadora Fátima Bezerra (PT) se reelegendo em primeiro turno, o ex-presidente Lula (PT), obtendo uma vantagem avassaladora nas urnas sobre o seu principal oponente, presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), apesar da disputa acirrada com o ex-ministro Rogério Marinho (PL) pela única vaga ao Senado, podendo se eleger.

Fátima Bezerra (PT) ganhou 3,8 pontos percentuais e ultrapassou a marca dos 40%. O senador Styvenson Vaentim (Podemos) se consolida na segunda colocação na disputa pelo Governo do Rio Grande abrindo 7,6 pontos percentuais de vantagem sobre o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade). Os dois não estão mais tecnicamente empatados como na pesquisa de julho. Styvenson saiu de 11,7 para 17,1 e Dantas caiu de 11,3% para 9,5%. Os demais candidatos tiveram desempenho pífio: Rosália Fernandes: 1,1%; Clorisa Linhares: 1,1%; Danniel Morais: 0,7%; Bento: 0,4%; Nazareno Neris: 0,3%; Rodrigo Vieira: 0,3%; Ninguém/branco/nulo: 14,6% NS/NR: 13%.

Um detalhe chama a atenção na pesquisa: a aprovação da governadora Fátima Bezerra na pesquisa Seta subiu quatro pontos percentuais em relação a julho e com isso ela atingiu a marca de 50%. Já a desaprovação segue em queda saindo de 45% em junho, 42% em julho e agora é de 38%.

Lula também consolida a sua vitória no Rio Grande do Norte confirmando o que vem retratando todas as pesquisas de intenção de voto realizadas no estado: O ex-presidente ampliou em 2,5 pontos percentuais a vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte de acordo com os números da pesquisa do Instituto Seta. Lula saiu de 52% para 54,5% enquanto Bolsonaro caiu de 26,7% para 26,6%, ficando estável.

Já Carlos Eduardo precisa ter cuidado com o que anda dizendo. A avaliação do Instituto Seta apontou uma redução da vantagem do ex-prefeito de Natal sobre o ex-ministro de Bolsonaro. Na sondagem de julho, Carlos tinha quatro pontos percentuais a mais que o principal concorrente. Agora 2,3 pontos na dianteira da pesquisa estimulada. Apesar da redução, Carlos oscilou positivamente saindo de 20,9% para 22%. A questão é que Rogério cresceu mais saindo de 16,9% para 19,7%, 2,8 pontos. O terceiro colocado é o deputado federal Rafael Motta (PSB) que oscilou positivamente de 8,6% para 9,7%.

Contudo, apesar do acirramento na corrida ao Senado entre Carlos Eduardo e Rogério Marinho, na reta final de campanha acho que o ex-prefeito de Natal pode levar vantagem porque quem vota em Lula e Fátima Bezerra não dará o seu voto a Rogério Marinho. Daí, dizer que nas eleições no Rio Grande do Norte poderá se ter um triplo carpado.

A conferir!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *