E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Geral

Papa Francisco diz que Lula é inocente, foi condenado injustamente e Dilma tem mãos limpas

Está na Revistas Fórum

Papa Francisco, que estava internado em um hospital de Roma, na Itália (teve alta neste sábado), para tratar de uma infecção respiratória, disse em uma entrevista gravada antes da hospitalização e divulgada na quinta-feira (30) pelo canal C5N, da Argentina, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidenta Dilma Rousseff são inocentes – no caso do primeiro, com relação à condenação que o levou à prisão e, no caso da segunda, sobre o golpe que a retirou do poder através de um processo de impeachment. 

A fala do pontífice sobre Lula e Dilma se deu quando o entrevistador o questionou sobre o lawfare, conceito que trata manipulação das leis para punir, sob o suposto amparo constitucional, oponentes políticos. 

“O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal os desqualifica e metem ali a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do delito], mas para condenar basta o tamanho desse sumário. ‘Onde está o crime aqui?’ ‘Mas, sim, parece que sim…’ Assim condenaram Lula”, declarou o Santo Padre. 

Em outro momento, o jornalista disse que “inocentes são condenados” e Francisco, mais uma vez, questionou a condenação que levou Lula à prisão e que depois foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo fato do ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (UB-PR) ter sido considerado suspeito e parcial. “No Brasil, isso [condenar inocentes] aconteceu nos dois casos”, afirmou, se referindo a Lula e também a Dilma Rousseff. 

Especificamente sobre a ex-presidenta, o religioso afirmou que Dilma tem “mãos limpas” e que é “uma mulher excelente”. “Não puderam [comprovar que ela tenha cometido irregularidades]. Uma mulher de mãos limpas, uma excelente mulher”, atestou. 

Foto: Roberto Stuckert Filho e Ricardo Stuckert

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *