O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Há duas décadas o Museu da Imprensa Eloy de Souza abria suas portas, trazendo consigo o importante legado de contar a história da imprensa oficial norte-riograndense. Nesta segunda-feira, 13 de novembro, é celebrado o vigésimo aniversário da instituição que se tornou um valioso espaço da memória potiguar.
A história deste museu está diretamente ligada as iniciativas do ex-governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, que, em julho de 1889, fundou o jornal A República, um dos periódicos mais influentes do período e que deixou profundas marcas no jornalismo do Rio Grande do Norte. Mais de um século depois, em novembro de 2003, o Museu da Imprensa Eloy de Souza foi criado, se consolidando como um guardião desse patrimônio, preservando e divulgando o conhecimento sobre as máquinas utilizadas e o trabalho manual realizado na produção dos jornais impressos, bem como edições d’A República e outros artefatos que contam a história da imprensa oficial.
Hoje, aos 20 anos o Museu da Imprensa Eloy de Souza continua a ser um local de compartilhamento de conhecimento, cultura e memória.
História
O Museu da Imprensa Eloy de Souza é um órgão vinculado ao Departamento Estadual de Imprensa (DE). A instituição foi inaugurada em 13 de novembro de 2003, com a denominação de Museu da Imprensa do Rio Grande do Norte, a partir da iniciativa de um de seus diretores, Flávio Fernandes Lisboa, que destinou a extensão de um galpão do Diário Oficial como local para a implementação do museu. A denominação atual é datada de 23 de novembro de 2004, quando o museu prestou uma homenagem ao jornalista, político e ex-diretor do DEI (1937-1939), Eloy Castriciano de Souza já falecido.
O museu tem como objetivo preservar a história da imprensa potiguar, com foco na imprensa oficial. O seu acervo é constituído por equipamentos e instrumentos relacionados ao campo da edição e impressão de jornais e livros, tais como máquinas de impressão, fotogravuras, guillhotinas, prensas, bancadas, armários e cavaletes.
Foto: Ilustração
Deixe uma resposta