E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Artigo

Chapas homologadas, candidaturas postas. Falta agora discutir os problemas da cidade que são muitos

por Carlos Alberto Barbosa

As convenções para homologação de chapas e candidaturas a prefeito de Natal já estão oficializadas, falta agora começar a debater, de verdade, os problemas da cidade, tais como o trânsito caótico que perdura de administração para administração sem que o problema seja efetivamente resolvido, a mobilidade urbana, a “engorda” de Ponta Negra – assunto da moda na capital potiguar, as questões sociais envolvendo moradores de rua e residentes em comunidades menos favorecidas e meio ambiente.

O que se tem observado nessa pré-campanha é que esse tipo de discussão não está na pauta, ao menos da imprensa natalense, com maior parte da mídia tendenciosa. Esta semana mesmo se viu um desrespeito total a classe política, o que gerou um comentário pertinente do colega Erick Dias nas redes sociais: “Parece que a campanha em Natal será diferente, sem limite. Hoje resolveram expor a vida íntima de um pré-candidato a vice. Se o caminho for esse, será que alguém escapa imune? Acho que não é esse tipo de política que a população espera”, disse o colega, o que devo concordar.

A candidata a prefeita de Natal, deputada federal, Natália Bonavides (PT), inclusive, foi objeto de indagações que fogem ao debate sobre a cidade do Natal, num programa jornalístico de rádio. Natália foi abordada sobre o que achava de uma declaração do filho do presidente Lula sobre Janja, primeira-dama do país. Também foi abordada sobre igualdade de gênero. Ou seja, numa clara intenção de colocar a candidata petista em situação “vexatória”, o que não foi bem sucedido. Natália respondeu todas as perguntas como devem ser respondidas, sem titubear.

E quando falo que a maior parte da imprensa natalense é tendenciosa, aproveitando-se do fato do eleitor da capital potiguar ser conservador, o jornal Tribuna do Norte, do suplente de senador Haroldo Azevedo (PP), atualmente exercendo o cargo por Rogério Marinho (PL) está licenciado para fazer proselitismo político nas redes sociais para seus aliados, destacou em reportagem que o bom saldo de empregos no RN se deve ao corte no ICMS em 2024 por aqui e pelo plano diretor de Natal. O fato é que os dados dizem o contrário. O RN foi o quarto no Nordeste em criação de empregos, ressaltando que todos do NE elevaram o ICMS de 18% pra 20%. Como Haroldo Azevedo é empresário e pretenso candidato a governador do Rio Grande do Norte, na sucessão da petista Fátima Bezerra, e como apoia o deputado Paulinho Freire (União Brasil) a prefeito de Natal, justifica-se a reportagem. Talvez tenham usado a Inteligência Artificial para elaborar a matéria e por isso se equivocaram.

Fato é que o eleitor (a) natalense tem que está atento e não se deixar levar pelas “armadilhas” colocadas pela imprensa comprometida com o conservadorismo. Entrevistas e debates têm que ser sobre os problemas crônicos vivenciados pela cidade e não levar para o lado ideológico ou pessoal dos candidatos. Isso não contribui em nada para a democracia nem interessa à população.

Imagem reproduzida das redes sociais

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *