O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Está no Brasil 247
As cidades brasileiras mais contempladas pelas emendas Pix tiveram índice de reeleição maior de prefeitos do que o registrado no restante do país, aponta um levantamento feito pelo jornal O Globo. Dos 178 municípios que mais receberam esses recursos, em cem o prefeito foi reeleito, e em 45 o atual mandatário conseguiu eleger seu sucessor.
Considerando apenas as 112 cidades onde os atuais prefeitos concorreram a um novo mandato, a taxa de sucesso foi de 94,6%. Além dos cem reeleitos, seis conseguiram ir ao segundo turno, e apenas seis foram derrotados.O índice de reeleição no pleito de 2024 é de 81,4%, superando o recorde histórico de 63,7% registrado em 2008. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 3.004 prefeitos que tentaram ser reconduzidos no domingo, 2.444 terão um novo mandato a partir de janeiro.
As ’emendas Pix’ são recursos enviados por parlamentares diretamente para o caixa das prefeituras. Elas foram criadas em 2019, e permitem que os deputados enviem dinheiro sem a necessidade de apresentar um projeto ou obra específica. Portanto, prefeitos podem gastar a verba federal livremente, sem depender do aval do governo.
Esse modelo de transferência de recursos está na mira do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma determinação do ministro Flávio Dino pede que o Congresso e o governo deem mais transparência ao mecanismo para saber como os recursos são gastos.
Deixe uma resposta