E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Incêndios em urnas de votação antecipada aumentam preocupação sobre impacto de teorias da conspiração em voto por correio nos EUA

Está no g1

Duas urnas de votação foram incendiadas em Washington e em Oregon, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (28), e reacenderam preocupações de que teorias da conspiração estejam motivando ataques ao processo eleitoral, a uma semana da eleição, marcada para 5 de novembro.

As caixas servem para a coleta de votos, depois são recolhidas pelo serviço de correios e levadas a centros de votação. Centenas de votos foram destruídos nos ataques de segunda. O FBI está investigando o caso. As autoridades estão analisando imagens de vigilância enquanto tentam identificar os responsáveis.

Veja o que se sabe sobre o que aconteceu, como as regras e medidas de segurança sobre as urnas de voto antecipado variam em todo o país e como as teorias da conspiração sobre eleições minaram a confiança em seu uso:

O que sabemos sobre os incêndios?

A polícia disse que dispositivos incendiários causaram os incêndios nas caixas de coleta em Portland e Vancouver. As autoridades afirmaram que evidências mostraram que os incêndios estavam conectados e que também estavam relacionados a um incidente de 8 de outubro, quando um dispositivo incendiário foi colocado em outra caixa de coleta em Vancouver.

Tim Scott, diretor de eleições do Condado de Multnomah, disse que seu escritório estava planejando entrar em contato com os três eleitores cujos votos foram danificados em Portland para ajudá-los a obter substituições.

Em Vancouver, centenas de votos foram perdidos em uma caixa de coleta no Fisher’s Landing Transit Center, quando o sistema de supressão de incêndio da caixa não funcionou como deveria. Greg Kimsey, auditor do Condado de Clark, disse que a caixa foi esvaziada pela última vez às 11h de sábado. Eleitores que depositaram seus votos lá depois disso estão sendo incentivados a entrar em contato com o escritório para obter um novo.

Na outra, em Portland, Oregon, um sistema de supressão de incêndio parece ter funcionado para conter as chamas, limitando o número de votos danificados a três.

O escritório aumentará a frequência com que coleta os votos e mudará os horários de coleta para a noite, para evitar que as caixas de coleta fiquem cheias durante a noite, quando o vandalismo é mais provável.

Kimsey descreveu o incêndio suspeito como “um ataque direto à democracia”.

Quando e onde as caixas de coleta podem ser usadas?

As caixas de coleta têm sido usadas por anos em estados como Colorado, Oregon, Utah e Washington, onde os votos são enviados a todos os eleitores registrados.

Elas ganharam popularidade em 2020 durante a pandemia de Covid-19, à medida que os oficiais eleitorais buscavam opções para eleitores que queriam evitar locais de votação lotados ou estavam preocupados com atrasos na entrega pelo correio.

No total, 27 estados e o Distrito de Columbia permitem caixas de coleta de votos, de acordo com dados coletados pela Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais. Outros seis não têm uma lei específica, mas permitem que comunidades locais as utilizem.

A localização pode variar amplamente. Em algumas comunidades, elas estão localizadas dentro de prédios públicos, disponíveis apenas durante o horário comercial. Em outros lugares, estão do lado de fora e acessíveis a qualquer hora, geralmente com vigilância por vídeo ou alguém observando.

Problemas esporádicos ocorreram ao longo dos anos.

Em 2020, algumas caixas de coleta foram atingidas por veículos, e uma em Massachusetts foi danificada por incêndio criminoso. Nesse caso, a maioria dos votos era legível o suficiente para que os eleitores fossem identificados e pudessem receber substituições. Uma caixa de coleta também foi incendiada no Condado de Los Angeles em 2020.

Foto reprodução/Globoplay/Globo News

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *