E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Geral

Que causo é esse, Barbosa?

Blogdobarbosa acaba com Carnaparrachos

Janeiro de 2010. Organizadores de um carnaval fora de época propagam a realização do evento nas piscinas naturais de Pirangi, conhecido como Parrachos, litoral sul do RN. O blogdobarbosa, do qual sou editor, começa a produzir uma série de matérias condenando o tal carnaval fora de época por ser numa área de proteção ambiental, ou que, pelo menos, deveria ser.

Dias depois recebo da assessoria do evento a seguinte nota:

“Inovação em todos os sentidos. Essa é a proposta do Carnaparrachos, que acontece no próximo sábado (30 de janeiro), em Pirangi. O evento, que começa logo cedo, às 10h, algo pouco comum nos eventos de Natal, vai explorar os maiores atrativos da cidade: sol e mar. Tanto que um DJ – Bruno Giovanni – pilotará as picapes dentro de um “barco elétrico”, que fará um percurso de folia em alto mar”.

E continua:

“Apesar de iniciar com som elétrico, o repertório é de muito carnaval. Frevo, axé e samba dominarão o trajeto dos foliões. Mas esses não são os únicos sons presentes à festa. Sabendo do eclético gosto do natalense, os organizadores optaram por misturar os ritmos nessa prévia carnavalesca, atingindo, assim, um público mais abrangente.

Dessa maneira, no retorno da “mareata” – carreata de lanchas – , por volta das 16h, os foliões vão se deparar com uma estrutura montada com palco, som e iluminação na “Barraca do Banga”, que já dará o tom do “lual”, que estará por vir com o entardecer e início da noite. E ao invés de música carnavalesca, o conhecido forró é que colocará o público para dançar. Responsabilidade da já renomada banda Deixe de Brincadeira, que tem dois anos de estrada”.

Nota publicada no blogdobarbosa, fomos ouvir os órgãos competentes sobre o assunto, como o Ministério Público Federal, Ibama e Promotoria de Justiça e Meio Ambiente do RN.

Tal qual a minha surpresa, depois das reportagens publicadas no blogdobarbosa, com reforço do Fator RRH, blog do colega e amigo Ricardo Rosado, me deparei com a notícia no blog do jornalista Dinarte Assunção que dizia o seguinte:

“Houve uma reunião entre o capitão de Fragatas, o diretor do Ibama, Alvamar Costa, e um representante do Idema. Uma coletiva será convocada para esclarecer a população os detalhes sobre o caso. Antecipo que o evento não vai acontecer: não há licenciamento para sua realização. Os Parrachos são uma área de proteção ambiental, e certamente haveria degradação”, disse Brito.

Os detalhes da operação também foram antecipados ao blog: O Ibama fará o trabalho de autuação e a Marinha disporá de dois botes infláveis para ajudar nessa fiscalização. Na orla da praia, o Idema fará seu trabalho normalmente, e, havendo irregularidades os infratores serão autuados.

Caso haja descumprimento, o Ministério Público Federal apurará o caso e pode entrar com representação contra as pessoas que desrespeitaram a determinação de não realização do evento.”

Conclusão: o blogdobarbosa com suas reportagens e entrevistas junto aos órgãos de proteção do meio ambiente acabou implodindo o Carnaparrachos, o que gerou insatisfação por parte dos organizadores e de quem iria participar da festa. 

No dia seguinte caminhando pelas areias da enseada de Búzios ouvi comentários que até policial armado de metralhadora tinha nos Parrachos.

Anos depois, o ex-DJ – Bruno Giovanni, hoje comunicador, me encontrou e disse que tinha todos os prints produzidos pelo blogdobarbosa. Agradeci pelo fato de acompanhar o blog e lhe disse que continuava com a mesma opinião, ou seja, de que se deve preservar o meio ambiente.

Foto: Arquivo pessoal

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *