E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

Após minimizar 8/1, Hugo Motta diz que `abraça a democracia´

Está no Brasil 247

 Após minimizar a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acenou à democracia, em discurso em Brasília nesta terça-feira (11). 

Ele também disse que as instituições devem seguir seus limites constitucionais, em meio ao avanço das investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os atos golpistas. 

“Tal como os prefeitos e prefeitas aqui presentes, acabo de abraçar um grande desafio, de me colocar a serviço dos brasileiros e da democracia, ainda que com funções diferentes, as instituições do poder público compartilham a finalidade precípua de corresponder aos anseios da população e zelar pela observância dos preceitos constitucionais”, disse Motta durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, na qual também discursou o presidente Lula. 

Na última sexta-feira (7), Motta contestou a interpretação de que os atos golpistas representaram uma tentativa de golpe de Estado. Segundo o parlamentar, na ausência de um líder capaz de coordenar uma ruptura do regime democrático, o episódio se resumiu a uma ação de vândalos e baderneiros que buscavam expressar revolta, sem configurar uma ameaça real à ordem institucional.

As declarações foram amplamente repudiadas pelo campo democrático no Congresso Nacional e pelo meio jurídico, que também rejeitaram as tentativas de retomar as discussões sobre o projeto de anistia aos golpistas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *